Pesquisar
Close this search box.
(ac) banner ofertas qua e qui verde atacale 22e23 05

Concurso INSS divulgada a convocação para as provas; veja a data

Quem se inscreveu no concurso INSS já pode consultar o edital de convocação para as provas, publicado nesta quarta-feira, 16. O documento traz detalhes sobre a consulta aos locais e horário de realização dos exames.


A liberação da consulta aos locais de provas será feita no dia 21 de novembro. Nesta data, os candidatos deverão acessar o site do Cebraspe , organizador. As provas estão confirmadas para acontecerem das 14h às 17h30. Leia o edital de convocação para as provas na íntegra .


O documento também traz orientações importantes para o dia do exame. São elas:


  • Comparecer ao local de prova às 13h (com antecedência mínima de uma hora)
  • Levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
  • Levar documento de identidade original
  • Levar comprovante de inscrição ou do pagamento da taxa

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá suas provas realizadas no dia 27 de novembro, nas cidades que correspondem à Gerência Executiva (GEX) do INSS.


Os aprovados nessa etapa, conforme os quantitativos previstos no edital, serão convocados para a segunda e última etapa da seleção, o curso de formação.
O Especialista traz orientações para as provas do concurso do INSS nesta quarta, 16



Veja como serão as provas do concurso INSS

Prevista para o próximo dia 27, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:


  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Com a prova no modelo “certo” ou “errado”, será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.


Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).


No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.


Esse número corresponde ao limite permitido pelo  Decreto 9.739 de 2019 , que determina as regras para concursos públicos no Executivo Federal.


O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).


Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.


Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.


Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: mil + CR
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: até R$5.905,79
  • Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
  • Provas: 27 de novembro

Concurso INSS tem mais de 1 milhão de inscritos

O concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Os números foram liberados no último dia 9, pelo Cebraspe. Ao todo, foram registradas 1.023.494 inscrições.


Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.


Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no  site do Cebraspe .


Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.


Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.


Folha Dirigida

 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias