Neste domingo (27) ocorre a primeira etapa do concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Conhecer bem o edital e a banca examinadora pode ajudar a evitar surpresas no dia da prova.
A avaliação terá duração total de 3 horas e 30 minutos e contará com 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos ainda terão de responder a duas questões discursivas.
Os conhecimentos básicos abrangem perguntas de língua portuguesa, ética, direito constitucional e http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo, informática e raciocínio lógico-matemático, enquanto as questões específicas abrangem pelo menos 21 tópicos relacionados a Previdência, seguridade social e poder público.
A prova será organizada pela Cebraspe (antigo Cespe/UnB), mesmo centro responsável pelas duas últimas edições do concurso. A banca é conhecida por questões que penalizam os chutes e os acertos por eliminação. Isso ocorre porque as alternativas devem ser classificadas como certas e erradas. Os erros dos candidatos anulam a pontuação das questões corretas.
Fernanda Helene, advogada especialista em direito previdenciário e professora no AlfaCon, comenta que as questões costumam ser distribuídas de forma equilibrada, e que os temas mais frequentes são segurados e financiamento.
Ela ainda aposta em benefícios decorrentes de legislações especiais, Regime Próprio (RPPS) e emenda constitucional da reforma da Previdência como temas que devem aparecer na prova.