Ícone do site Ecos da Noticia

Pela primeira vez, Saúde Itinerante Especializado leva atendimento aos 22 municípios do Acre

Passados 20 anos desde sua criação, o programa Saúde Itinerante Especializado conseguiu em 2022, pela primeira vez, levar suas ações a todos os municípios do Acre. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), encerrou as atividades do mutirão nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, nas unidades básicas de saúde Raimunda Porfirio e Maria Iza Viana, no Bujari.



Em 20 anos de existência é a primeira vez que o programa percorre os 22 municípios do Acre, em um mesmo ano. Foto: Odair Leal/ Secom


Em parceria com a prefeitura do município, foram realizados mais de 1.300 atendimentos. Entre os serviços oferecidos, consultas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, gastroenterologia e infectologia, além de procedimentos como ultrassonografias, endoscopia, elastografia hepática, PCCU (papanicolau), raio-x facial e atendimento em saúde bucal.



Maria Celina foi em busca de atendimento odontológico e rapidamente recebeu o tratamento. Foto: Odair Leal/Secom


A paciente Maria Celina Pires, de 67 anos, foi em busca de atendimento odontológico por indicação da filha e agradeceu pela rapidez no acolhimento. “Era muita dor que eu estava sentido. O doutor me atendeu, passou o remédio, me deu alguns conselhos e acho que vou melhorar”, disse.


Saúde Itinerante Especializado em 2022

Com mais de oito mil pessoas beneficiadas e 30 mil atendimentos realizados em 2022, as ações do Saúde Itinerante Especializado contribuíram para a redução da demanda reprimida do Sistema único de Saúde (SUS), em todo o Acre.



A secretária de Saúde, Paula Mariano, acompanhou os atendimentos do último Saúde Itinerante Especializado do ano. Ao seu lado o médico do município Antônio Lisboa. Foto: Odair Leal/ Secom


“Pela primeira vez conseguimos completar os 22 municípios acreanos. Este ano tivemos ainda a odontologia especializada, com cerca de 1.400 procedimentos. O plano para a próxima gestão é fortalecer o programa e voltar mais vezes ao ano nos municípios, com atendimentos em saúde especializada”, afirmou a secretaria de Saúde, Paula Mariano.


Segundo a coordenadora do projeto, Rosemary Ruiz, “Sempre foi uma preocupação do governo e da secretária que esses atendimentos fossem realizados no local de residência dos pacientes. O objetivo agora é aprimorar os serviços para 2023”.


Agência Acre


Sair da versão mobile