Ícone do site Ecos da Noticia

Em Cruzeiro do Sul, Saúde encerra ações do mês de saúde da mulher com capacitação

Capacitação foi parte das atividades referentes ao Outubro Rosa. Foto: cedida

Durante a última semana da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Estado de Saúde (Sesacre), realizou uma capacitação, em Cruzeiro do Sul, sobre o planejamento reprodutivo, com enfoque para procedimento de laqueadura e vasectomia.


O treinamento teve como público-alvo os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município e como parceiros a Policlínica do Tucumã, que é referência do serviço no estado, e a coordenação Regional de Saúde do Juruá, além da Secretaria Municipal de Saúde.


“O objetivo foi ampliar a oferta e o acesso ao planejamento familiar na região do Juruá. Na ocasião, houve reunião para organização do serviço e alinhamento dos fluxos, com representantes da gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Sesacre e do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Izabela Aparecida Araújo.


O que é o Planejamento Familiar do SUS?


O Planejamento Familiar, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações preventivas e educativas que orientam a população sobre métodos para evitar a gravidez não planejada.


O apoio do serviço de saúde e o acompanhamento da equipe médica da APS garantem acesso à informação sobre métodos mais eficazes e seguros, de acordo com o histórico do paciente.


Os métodos de planejamento familiar e contraceptivos no SUS incluem a laqueadura de trompas e vasectomia, que são irreversíveis, além do uso de anticoncepcionais, preservativos e dispositivo intrauterino (DIU).


Fonte: Agência do Acre


Sair da versão mobile