Ícone do site Ecos da Noticia

Celeridade na projeção de moeda digital é uma das prioridades do Banco Central, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que pretende acelerar o projeto de moeda digital pelo Banco Central. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), em uma palestra no evento “DrumWave Day”, realizado em São Paulo.


“A gente devia ter um piloto da CBDC (Central Bank Digital Currency) pronto para o ano que vem. Esse é o projeto que dou mais atenção hoje, um projeto que a gente precisa acelerar mais. A gente está fazendo um movimento interno no Banco Central para suportar mais esse projeto.” afirmou Campos Neto


Moeda digital emitida por Banco Central, essa é a tradução de Central Bank Digital Currency. Nada mais é do que uma versão virtual da moeda de um país, regulada pela autoridade monetária. Com essa moeda digital é possível utilizar para compras, estipular o valor de um produto, guardar para o futuro, entre outras finalidades.


Durante a palestra, Campos Neto também disse que o mundo está migrando para uma economia “tokenizada” e que as moedas digitais complementam esse avanço. “ O debate verdadeiro é se a gente está migrando para uma economia tokanizada. Eu acho que sim, acho que vai começar a avançar. A moeda digital ela completa essa noção que a gente vai para o mundo tokanizado.” completou o presidente.


“Tokenizar” seria uma evolução da digitalização de dados e da moeda. A expectativa é que nos próximos anos os tokens se tornem uma ferramenta de eficiência para uma série de novos mercados. “Em algum momento os bancos vão olhar os seus balaços de forma tokanizadas, vai tokanizar ativos e passivos. Isso tem vários benefícios.” destacou Campos Neto.


Fonte/ CNN BRASIL


Sair da versão mobile