A cidade de Rio Branco foi certificada pelo Ministério do Turismo como um dos Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação (DTI) durante o I Seminário Internacional DTI Brasil, que ocorreu em Brasília nessa terça-feira (23). Além da capital do Acre, outra nove cidades foram escolhidas como destino piloto.
O projeto-piloto quer estabelecer diretrizes e ações que destaquem e transformem pontos turísticos das cidades, de forma inovadora e sustentável.
Duas cidades de cada região do país foram selecionadas para participar do projeto. São elas:
- Norte: Palmas (TO) e Rio Branco (AC)
- Nordeste: Pernambuco (PE) e Salvador (BA)
- Sudeste: Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ)
- Sul: Curitiba (PR) e Florianópolis (SC)
- Centro-Oeste: Brasília (DF) e Campo Grande (MS)
O encontro reuniu representantes das cidades, autoridades do Brasil e também de outros países que já participaram do projeto, como Espanha, México, Colômbia e Argentina.
A diretora de Turismo Fabíula Moreira representou a capital Rio Branco no evento, juntamente com a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão. A equipe da capital acrena também participou de exposições de produtos da região.
“Rio Branco foi escolhida ano passado para participar como um dos dez pontos, são dez pontos-pilotos que o Ministério do Turismo vai trabalhar essa metodologia e destinos turísticos inteligentes. Quando falamos em destinos inteligentes não é apenas pela questão da tecnologia. É uma metologia para tornar a cidade confortável para o turismo. Nosso turismo é de negócio, temos um potencial muito grande por estar na região da Amazônia; temos também nosso turismo religioso, histórico e também porque Rio Branco hoje está sendo mais utilizada por turistas que vem frequentar nosso estado”, destacou.
A diretora falou que essa é a primeira etapa do projeto. A próxima será o cumprimento do plano de ação, retirar o papel todo planejamento feito para receber o certificado. Ao final do processo, a capital acreana poderá receber o selo de cidade Destino Turístico Inteligente em Transformação.
“Estamos muito felizes com o certificado, foram pedidas várias ações dentro do município para ser trabalhado, principalmente na sustentabilidade, acessibilidade, inovação, transporte público. São vários itens que temos que trabalhar para tornar a cidade efetivamente um destino turístico inteligente.
Fonte: G1