Um incêndio de grandes proporções destruiu na noite desta segunda-feira, 25, grande parte da empresa de produtos agropecuários Alvorada, localizada na Via Chico Mendes, bairro Triângulo Velho, no segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo o gerente, o fogo teve início na parte das câmaras frias. Durante a tarde, teve um blackout na região, e eles tiveram que fechar a loja mais cedo. Ainda de acordo com ele, ao voltar a energia, pode ter causado um curto circuito. Mas só poderá afirmar após o local passar por uma perícia do Corpo de Bombeiros.
Testemunhas afirmaram que havia uma equipe da empresa Energisa trabalhando próximo ao local durante toda a tarde e começo de noite. Ninguém sabe informar se isso pode ter ocasionado a sobrecarga no sistema elétrico da empresa.
O material estocado, como plásticos, papelão, produtos inflamáveis, agropecuários, agrotóxicos, medicamentos, fez com que as chamas se propagassem rapidamente. A nuvem de fumaça alta e negra pode ser vista de longe.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A LIVE AO VIVO NO MOMENTO DO INCÊNDIO
Funcionários da empresa, com ajuda de um caminhão conseguiram evacuar um depósito que fica na parte dos fundos do prédio. Nesse lugar era acomodados a maior parte dos produtos inflamáveis e químicos disponíveis no local, evitando uma explosão.
Moradores da região, viram quando o incêndio começou e logo acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviaram cinco viaturas para ajudar no combate ao fogo. As chamas começaram a ser controladas cerca de duas horas depois que o combate ao fogo foi iniciado. O grupamento do Corpo de Bombeiros ainda estão no local fazendo o resfriamento do local.
As viaturas 01 e 02 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Suporte Avançado, foram enviadas para atender os dois militares que passaram mal durante o controle das chamas, após ficarem expostos ao calor intenso e a fumaça tóxica. Os bombeiros foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento do Segundo Distrito e o estado de saúde de ambos é estável.
A ENERGISA se manifestou em nota
Nota
A Energisa informa que a rede elétrica que atende ao cliente e demais consumidores vizinhos estava desligada desde às 16h, devido à necessidade de troca do transformador de energia que atende a região.
O fato não tem qualquer relação com o incêndio – que foi informado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 18h – uma vez que a rede elétrica do local estava sem energia nesse período.
Por medida de segurança, a equipe de plantão da Energisa também desligou o disjuntor interno do cliente, que permanece isolado da rede elétrica.
A energia para os demais clientes atendidos pelo transformador foi restabelecida às 19h30, após sua substituição.