Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Envelhecimento da população do Brasil é irreversível, diz demógrafo do IBGE

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

De acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial 2022, da ONU, o Brasil chegará ao fim deste ano como o sétimo país mais populoso, com 215 milhões de habitantes.


Em entrevista à CNN Rádio, o demógrafo do IBGE, Márcio Minamiguchi, o país terá o desafio do envelhecimento da população pela frente.


É irreversível, os níveis de fecundidade atuais são baixos, o que significa que a geração dos filhos tende a ser menor do que a dos pais, por isso a gente observa estreitamento da base da pirâmide populacional”, explicou.


O demógrafo avalia que a grande diferença do Brasil em relação aos países desenvolvidos é que eles tiveram “conjuntura favorável”: “Além das características históricas, eles já eram ricos e cresceram antes de envelhecer.”


Nosso desafio enquanto sociedade é também desenvolver, enquanto não se torna ‘um país velho’, porque depois de já envelhecer o desafio é muito maior.


Segundo a estimativa feita pelas Nações Unidas, no dia 15 de novembro de 2022 a Terra vai atingir a marca de 8 bilhões de habitantes.


A população mundial ainda tem tendência de crescer por mais algumas décadas, principalmente em função do crescimento nos países em desenvolvimento que acontece em ritmo elevado, enquanto locais como a União Europeia tem tendência a diminuir, com populações bastante envelhecidas, com baixa taxa de natalidade”.


CNN Brasil


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias