Foi dada largada na tradicional Cavalgada, evento que abre a maior feira agropecuária do Acre, a Expoacre, neste sábado (30) após dois anos suspensa por causa da pandemia. O desfile começou às 9h10, na Gameleira, Segundo Distrito de Rio Branco, e segue pela Via Chico Mendes com percurso de mais de 5 quilômetros até o Parque de Exposições Wildy Viana, na Rodovia AC-40.
Ao todo, 170 cavalos, 64 quadriciclos e duas comitivas participam da Cavalgada.
O governador Gladson Cameli disse que o retorno da Cavalgada e da Expoacre é uma oportunidade de a população se divertir após dois anos de pandemia.
“A população precisa se sentir em casa e é isso que nós estamos proporcionando, o retorno de uma festa que faz parte da nossa história e temos que pedir a união de todos para que todo ano essa festa se fortaleça ainda mais.”
Cameli falou ainda das oportunidades de negócio e que a Expoacre vai servir para isso, para alavancar a economia do estado.
“E uma oportunidade de retomada, de estarmos aqui mais uma vez em um momento de festa onde vamos ter oportunidade, além de mostrar para o Brasil, com apoio de vocês da imprensa e da sociedade, que o Acre está de portas abertas, que o Acre tem um agronegócio forte. E é isso que estamos fazendo, diminuindo a burocracia para que os negócios possam ser feitos. O estado está criando todas as possibilidade e diminuindo a burocracia para que a gente possa alavancar essa economia”, disse.
O governador disse também que o Acre está ainda em enfrentamento da pandemia, mas que é um novo momento.
“Estamos em um novo momento de uma pandemia, que eu posso dizer que ainda não acabou, mas estamos no caminho dos finalmentes, é um momento de reencontro e uma oportunidade de em uma única feira encontrar e juntar famílias da capital e do interior.”
O juiz Cloves Ferreira foi com a esposa aproveitar o evento. “É a primeira vez que nós participamos, vamos curtir até o final”
Cerca de 160 agentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) fazem a segurança no desfile. Os participantes começaram a se concentrar por volta das 7h. Na Gameleira se reuniram comitivas e quadriciclos.
Já na Via Chico Mendes, na proximidade da rotatória de um supermercado, se concentraram os cavalos. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) auxiliam motoristas e pedestres durante o percurso.
Este ano, as comitivas não seguem até o Parque de Exposições apenas os cavalos e quadriciclos.