O Governo de Pando, na Bolívia, declarou nesta semana “Alerta Sanitário Vermelho” por causa do avanço da dengue em pelo menos 15 cidades. O decreto foi assinado pelo diretor da Secretaria de Saúde (SEDES), Danny Hugo Mendonza.
Segundo as autoridades, Pando registrou 715 casos suspeitos e 137 positivos nos Municípios de El Sena, Porvenir, Cobija, Filadélfia, Bolpebra, Santa Rosa, Porto Rico, San Lorenzo e Bella Flor.
De acordo com a imprensa local, na semana passada, dois menores perderam a vida com sintomas da doença. Os casos ocorreram no município de San Lorenzo. O governo ainda espera um relatório laboratorial da cidade de Riberalta no Departamento de Beni para avaliar a situação da região amazônica.
O governo pede à população que tome ações preventivas, realizando a limpeza de seus domicílios e eliminando os recipientes onde se acumula água que não vai ser utilizada.
Vale lembrar que o Departamento de Pando faz fronteira com diversas cidades acreanas destaque para Brasiléia e Epitaciolândia que são consideradas cidades-irmãs de Cobija, a capital do departamento.
Fonte: Acrenews