Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Mesmo com chuva, população busca vacina contra a Covid em mutirão em frente ao Palácio Rio Branco

Foto: Ágatha Lima/Rede Amazônica Acre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Nem o forte temporal que atingiu a capital acreana no final da tarde e início da noite desta segunda-feira (24) impediu a população de comparecer ao mutirão de vacinação contra a Covid-19 montado em frente ao Palácio Rio Branco.


Ação é promovida pelo governo do estado e ocorre até sexta (28), das 16h às 20h.


A autônoma Beatriz Costa aprovou o horário do mutirão. Ela contou que conseguiu se vacinar após sair do trabalho nesta segunda. Ela tomou a segunda dose do imunizante. “Fiz o teste e deu negativo. Vou tomar a segunda dose para ficar mais forte. Ajudou bastante o mutirão para quem passa o dia inteiro fazendo as coisas e só tem tempo de ir à noite”, declarou.


Emily Consuela, de 23 anos, tomou a dose de reforço na ação. “Trabalho o dia inteiro. Todo mundo da minha família pegou Covid menos eu”, relatou.


Atendimento é feito em frente à Aleac em Rio Branco — Foto: Ágatha Lima/Rede Amazônica Acre

Atendimento é feito em frente à Aleac em Rio Branco — Foto: Ágatha Lima/Rede Amazônica Acre


O servidor público Francisco Egno, de 59 anos, também concluiu o esquema vacinal com a dose de reforço. “Foi ótimo [horário da ação]. Teve uma chuva agora, creio que é por isso que têm poucas pessoas aqui. Se não tivesse chovido teria uma multidão”, contou.


São aplicadas a 1ª, 2ª e dose de reforço. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), os alvos são as pessoas maiores de 12 anos, para aplicação de primeira e segunda dose.


Apenas o público maior de 18 anos pode tomar a dose de reforço, com intervalo de 4 meses após a segunda dose. A expectativa é imunizar ao menos mil pessoas no mutirão.


Ação

A população deve procurar o local com documento com foto (RG ou CNH), CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.


Serão disponibilizadas vacinas dos laboratórios:


  • Fiocruz/Astrazeneca: para pessoas com 18 anos ou mais para 1° e 2° dose
  • Butantan/Coronavac: para pessoas com 18 anos ou mais para 1° e 2° dose
  • Pfizer: para pessoas acima de 12 anos para 1° e 2° dose e para dose de reforço

 


Mutirão de vacinação contra a Covid começa nesta segunda (24) em frente ao Palácio Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Mutirão de vacinação contra a Covid começa nesta segunda (24) em frente ao Palácio Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre


“O objetivo é ofertar a vacinação principalmente para as pessoas que estão no trabalho e não têm como procurar as salas de vacinas no horário de expediente. Então, serão várias oportunidades já que vão ser cinco dias de ação”, disse a gerente do núcleo do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles.


Após problemas no sistema, o painel da vacinação do estado segue sem atualização desde de 9 de dezembro. Por isso, não é possível saber quantas pessoas já foram vacinadas em todo o estado. Desde segunda-feira (17) foi iniciada a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer pediátrica.


3ª onda

O Acre registra, nos 23 dias de janeiro, 5.340 casos novos da doença, conforme dados do boletim diário divulgado pela Sesacre, um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.


No sábado (22), o estado chegou à marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. Na última quarta-feira (19), o Acre já havia registrado um alto número de casos, mais de 1,1 mil novos infectados em 24 horas.


A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.


Em todo o estado há 45 pessoas internadas, sendo 40 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 40%. Dos 20 leitos existentes, oito estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.


Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.


A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco abriu mais um ponto de testagem para Covid-19. As equipes de saúde estão em um drive-thru montado no estádio Arena da Floresta, das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença.


Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.


Vacinação no Acre

Dados do boletim simplificado do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre divulgados ao g1 nesse domingo (23) mostram que 479.409 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 70,31% da população.


O Acre ficou mais de um mês sem divulgar os dados da vacinação contra a Covid-1, após um “apagão” no sistema do Ministério da Saúde, alvo de um ataque hacker. O painel de vacinação do governo voltou a ser atualizado nesse domingo (23).


Conforme os dados, 594.444 pessoas tomaram ao menos a primeira dose da vacina no estado do Acre, o que representa um percentual de 87,18% do público-alvo, que é a população acima de 12 anos de idade.


Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, a cobertura vacinal no Acre está em 13,47%. Isso significa que do total de 578.916 que devem receber o reforço, somente 77.987 procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.


Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 1.151.840 doses aplicadas no estado acreano desde o começo da vacinação, em janeiro de 2020.


Colaborou a repórter Ágatha Lima, da Rede Amazônica Acre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias