Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Tradicional queima de fogos na virada de ano da Base é cancelada em Rio Branco pelo segundo ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Ted Fogueteiro anunciou cancelamento da queima de fogos e festa no bairro Base, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Réveillon da Base chega a reunir cerca de 20 mil pessoas em Rio Branco.
Após o governo do Acre confirmar o cancelamento da festa de réveillon, o organizador da tradicional queima de fogos no bairro Base, em Rio Branco, Jamildi Darub, o Ted Fogueteiro, também anunciou o cancelamento, temendo o avanço da nova variante ômicron.
A queima de fogos na virada do ano na Base é realizada há mais de 25 anos. Inicialmente era promovida com recursos próprios de Ted, mas com o passar dos anos prefeitura e governo entraram como parceiros, segundo o organizador.
Essa é a segunda vez que a queima de fogos é cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. Em 2020, houve uma oração e a organização soltou mais mil balões brancos à meia-noite para lembrar as vítimas da Covid-19.
“Não vai ter. Não entrei com projeto também. Por enquanto, está cancelado. Segundo ano sem, ano que vem vou entrar com projeto [para conseguir recursos]. Esse ano não tem dinheiro. Ano que vem vou correr atrás disso”, garantiu Ted.
Réveillon na Gameleira
O governo do Acre confirmou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento da festa de réveillon. O motivo é a pandemia do novo coronavírus e a possibilidade da variante ômicron aumentar a taxa de contaminados e de mortos pela doença.
Em entrevista à Rede Amazônica, a secretária de Saúde, Paula Mariano, falou da preocupação com a saúde da população.
“A nova variante é uma preocupação do mundo, não só do estado, das outras capitais também. Então, isso levou a equipe técnica e o governador também, preocupado com o que pode vir a acontecer, então, ele achou melhor prezar pelo bem da população e suspender a festa”, disse a secretária.
Este é o segundo ano seguido que não haverá comemoração na capital acreana. Em novembro, o secretário de Empreendedorismo e Turismo (Seet) do estado, Jhon Douglas da Costa Silva, disse que a festa seria feita em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil. E, na última semana, anunciou que analisava a possibilidade de cancelar a festa.
A variante ômicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
Sobre festas privadas, a secretária disse que é necessário acompanhar o comportamento da doença, para poder ter uma definição. Além disso, para quem circular em lugares durante a virada de ano, ela orienta que observem os cuidados sanitários, além da orientação para que seja utilizado o passaporte da vacina em locais que recebam público.
“Essa variante está em análise ainda, a gente não pode falar nada sobre ela. Como aconteceu no início da pandemia, a gente foi aprendendo tudo sobre ele, um vírus que já existia, com as mutações. Agora, surge uma nova variante que é melhor não pagar para ver. Então, com essa análise diária, em nível mundial e nacional, a gente vai dando as respostas de acordo com o que a gente vai vendo que vai acontecendo”, pontuou.
Com o surgimento da variante, ao menos 21 capitais brasileiras anunciaram que não farão festas de réveillon por conta da Covid: Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, São Luís e Vitória. Em Florianópolis e Recife haverá queima de fogos, mas os shows foram cancelados.

Eventos com mais de 100 pessoas
Na semana passada, a edição do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe uma mudança sobre as normativas de realização de grandes eventos no estado. O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 atualizou o protocolo sanitário para eventos de entretenimento com grande público e também incluiu orientações aos estabelecimentos do setor.
Com isso, eventos com mais de 100 pessoas foram liberados nas faixas amarela e verde durante pandemia.
A flexibilização acontece em função do avanço da vacinação no estado, principal medida de prevenção da Covid, e da queda do número de casos da doença, óbitos e hospitalizações.
Para entrar nesses eventos será necessário apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19.
Covid-19 e vacinação no Acre
O Acre segue com redução de casos e mortes pela Covid-19. Desde o início da pandemia, mais de 88,2 mil pessoas foram contaminadas e mais de 1,8 mil perderam suas vidas para a doença. Mais de 86 mil pessoas receberam alta.
Atualmente, em todo estado, há 11 pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais sete estão com resultado positivo para a doença. 55 exames de RT-PCR estavam à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.
Dos 20 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, três estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos é de 15%. São 10 leitos em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.011.249 doses na população até esta segunda (6), data da última atualização. Das doses, 563.686 pessoas tomaram a primeira dose, 414.941 a segunda, 12.146 a dose única e 16.735 a de reforço.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias