Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Fiocruz alerta para aumento na tendência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Acre

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Acre aparece no Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como um dos estados com aumento na tendência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a longo prazo. O levantamento foi divulgado nessa quinta-feira (2) e corresponde à semana epidemiológica 47 – de 21 a 27 de novembro).


Ao todo, o boletim mostra que 12 estados da federação e o Distrito Federal apresentam crescimento ao longo prazo. São eles:


  1. Acre;
  2. Amazonas;
  3. Amapá;
  4. Bahia;
  5. Ceará;
  6. Distrito Federal;
  7. Espírito Santo;
  8. Maranhão;
  9. Mato Grosso do Sul;
  10. Pará;
  11. Rio de Janeiro;
  12. Rondônia;
  13. São Paulo.

Os estados com mais destaques no número de casos são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.


A coordenação da Pesquisa fundação destacou que esse crescimento de casos é mais significativo em crianças, adolescentes e jovens adultos de 20 a 29 anos. Já em pessoas com 30 anos o número é menor.


Em crianças de 0 a 9 anos há mais casos de vírus sincicial respiratório (VSR), que segue a tendência de registros de SRAG nessas crianças. Já adolescentes e adultos até 30 anos a infecção estão mais associada ao novo coronavírus.


Casos de Covid e vacinação no Acre

O Acre registrou apenas dois novos casos de Covid-19 nesta sexta (3), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Assim, o número de infectados saiu de 88.223 para 88.225. Nenhuma morte foi registrada, então, o total de vítimas pela doença permanece em 1.849.


Em todo estado, há seis pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais quatro estão com resultado positivo para a doença.


Há, em todo o Acre, 48 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Desde o início da pandemia, 86.136 pessoas receberam alta.


O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 9.843,8 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 206 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.


Dos 20 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, dois estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos é de 10%. São 10 leitos em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.


De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.009.159 doses na população até esta sexta (3). Das doses, 563.351 pessoas tomaram a primeira dose, 414.027 a segunda, 12.146 a dose única e 15.897 a de reforço.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias