Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Passaporte da vacina começa a valer para entrada em órgãos públicos, festas, bares e eventos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A apresentação obrigatória da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19 para ter acesso a repartições públicas e eventos com mais de 100 pessoas começou valer no Acre. O decreto com a nova regra foi publicado nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A medida já tinha sido anunciada pelo governador Gladson Cameli no último dia 18 para que a organização de eventos e http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração dos estabelecimentos passem a cobrar o passaporte da vacina.
Conforme a publicação, o decreto prevê que pessoas acima de 12 anos só participem de atividades como shows, feiras e jogos esportivos se estiverem vacinadas contra a Covid-19. A obrigatoriedade também vale para os funcionários dos eventos e atividades culturais, sociais e esportivas.
O comprovante de vacinação não será exigido:
de menores de 12 anos de idade; nem
daqueles que, por razões médicas declaradas em atestado médico, não puderem se vacinar, devendo, alternativamente, ser apresentado teste RT-PCR realizado nas últimas 48h, ou tes￾te rápido feito nas últimas 24h.
Ainda segundo o decreto, a exigência do comprovante de vacinação não dispensa as outras medidas de protocolos sanitários como uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos.
A fiscalização das novas regras deve ficar a cargo dos órgãos municipais e estaduais, com apoio da Segurança Pública, que poderá fotografar e filmar o descumprimento das normas.
No mesmo documento, o governo revogou trecho de decreto que proibia realização de eventos com mais de 100 pessoas.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 999.067 doses na população até este domingo (28). Das doses, 561.607 pessoas tomaram a primeira dose, 406.972 a segunda, 12.137 a dose única e 14.844 a de reforço.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias