Ícone do site Ecos da Noticia

Com média de 700 transfusões por mês, Fundhacre estuda abrir sala de doação de sangue na unidade

Hemoacre está fazendo campanha para aumentar estoque. Ideia é facilitar para familiares de pacientes internados na unidade
O banco de sangue da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) é responsável por atender toda a demanda da unidade, como cirurgias, transfusões e ocorrências de urgência e emergência.
Criado em maio de 2002 dentro da unidade, ele descentralizou o serviço de quimioterapia que era feito somente no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Com isso, o centro ficou como referência na captação de sangue e o responsável por distribuir as bolsas para as unidades de saúde.
Antônia Santos da Silva, coordenadora do banco da Fundhacre, diz que atualmente são feitas, em média, 600 a 700 transfusões por mês, mas ela diz que o objetivo é aumentar ainda mais esse número. Para isso, a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração estuda uma forma de criar uma sala para doação de sangue dentro da unidade.
“Hoje a gente faz o máximo que pode fazer, mas a gente queria aumentar mais. Muitas vezes, o médico solicita duas bolsas de sangue, mas a gente manda só uma porque o estoque está baixo. Por isso, estamos pensando em uma sala de coleta aqui na Fundhacre para facilitar a vida de possíveis doadores. Porque muitas vezes o familiar que precisa daquele sangue está internado aqui, então o acompanhante já poderia fazer a coleta aqui mesmo. Acreditamos que essa seria a saída para uma melhoria”, diz.
Atualmente, as doações são feitas somente no Hemoacre, que distribui as bolsas coletadas no centro. O banco de sangue da Fundhacre fica entre a UTI e o centro cirúrgico e funciona 24 horas. É ele que atende a demanda de sangue de todo o complexo hospitalar da Fundhacre – como em casos de cirurgias, câncer, rins, central de transplantes, clínicas particulares e até do Into.
Com a média de captação diária abaixo do esperado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com o estoque em estado crítico mais uma vez e tem recorrido à tecnologia para facilitar os agendamentos para quem quer doar sangue e está divulgando um número de WhatsApp onde a pessoa pode agendar sua doação de sangue e tirar dúvidas.
Além disso, também iniciou uma campanha com empresas da capital. A enfermeira da captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, diz que, mesmo com os esforços e divulgação, as doações diárias ainda estão muito abaixo do ideal na unidade.
Para esclarecer qualquer dúvida ou agendar sua doação, basta entrar em contato pelo telefone (68) 3248 1380 e temos agora também esse serviço pelo WhatsApp, que é (68) 99258 5551. Há também o aplicativo ‘Sangue Amigo’, que está disponível para agendar doação.
Requisitos para doar
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.


Sair da versão mobile