Ícone do site Ecos da Noticia

Com capacidade para fazer 40 exames por dia, procura por mamografia cai 36% no Cecon-AC

Foto: Reprodução

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) registrou uma queda de 36% com relação à procura de exames de mamografia em todo o Acre. De acordo com dados da gerência do centro, no último trimestre de 2020, foram 1.072 exames feitos – aumento puxado pela campanha Outubro Rosa. Já neste ano, mesmo somando os quatro primeiros meses, foram 686 atendimentos.


A gerente de assistência do Cecon, Carina Hechenberger, diz que culturalmente as mulheres deixam para fazer a mamografia no mês em alusão ao câncer de mama, mas destaca que o centro faz o exame durante todo o ano. A capacidade é de 40 atendimentos diários, mas, em dias mais movimentados, o centro faz apenas 12 atendimentos.


O centro trabalha com atendimentos agendados e seguindo todos os protocolos de segurança. Além de mulheres do Acre, a unidade também atende mulheres de Rondônia e Amazonas. A mamografia é importante porque pode diagnosticar precocemente o câncer de mama.


“O Cecon já tem uma fama que é a campanha outubro rosa, que nesse mês temos um movimento muito grande, a mídia nos ajuda muito na divulgação da importância da mamografia. Em compensação, no resto do ano, a gente percebe essa diminuição da procura, tanto para realizar os exames, como para buscar o resultado dos exames realizados na campanha, então, nossa intenção é esclarecer, divulgar e incentivar as mulheres que possam procurar os serviços para realizar mamografia fora de época, não precisa ser somente na campanha outubro Rosa, durante todo o ano o Cecon está disponível para realizar mamografia”, enfatiza.


O abandono do resultado dos exames também tem um índice alto. Para se ter ideia, dos 1.819 exames feitos no ano passado, 40% ainda estão no centro, ou seja, mais de 727 resultados ainda não foram entregues porque as pacientes não foram buscar.


“Nós temos esse exame, que é importantíssimo, disponível de forma gratuita e as mulheres precisam fazer. Toda mamografia precisa ser apresentada para um profissional de saúde para ser avaliada, se está dentro dos critérios de normalidade ou se precisa de algum exame complementar. A nossa unidade, quando identifica alguma mamografia alterada, ela faz a busca ativa da paciente. A gente liga para essa mulher para que ela compareça ao Cecon, com atendimento especializado, porém, temos grande dificuldade porque a mulher muda de número de contato ou não atende, então a gente reforça que é importante que ela retorne à unidade após 30 dias, que é o prazo que o exame fica pronto, munida de identificação e protocolo da mamografia, ela recebe um papel com o número, pra buscar o resultado”, destaca.


Quem pode fazer?

O Cecon faz mamografia com mulheres a partir de 40 anos. A paciente pode ir a qualquer unidade de saúde, com documentos pessoais e comprovante de endereço e marcar o dia e horário para ser atendida.


Caso a mulher já seja paciente do centro, ela pode ir direto à unidade com os documentos pessoais e ser atendida.


“Nós temos esse exame, que é importantíssimo, disponível de forma gratuita e as mulheres precisam fazer”, enfatiza Carina.


Endereço

Há mais de um ano, o Cecon mudou de local e fica agora na Travessa do Hemoacre, atrás do Teatrão, ao lado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em caso de dúvida, a paciente pode ligar no (68) 3224 3693.


Sair da versão mobile