Nesta semana, a Prefeitura de Rio Branco anunciou que adultos de 18 a 59 anos com comorbidades devem fazer um cadastro para poder receber a vacina contra a Covid-19. A orientação da Prefeitura é para facilitar o planejamento de ações futuras de imunização.
Lista quais são as comorbidades que podem entrar na fila de prioridade:
Confira a lista das comerbidades que entram na prioridade da vacinação contra Covid — Foto: Reprodução
Lista 2 — Foto: Reprodução
Comorbidade
Adultos de 18 a 59 anos com comorbidades devem fazer um cadastro em Rio Branco para poder receber a vacina contra a Covid-19. A orientação da Prefeitura é para facilitar o planejamento de ações futuras de imunização.
Atualmente, a capital acreana vacina contra Covid pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, com primeira e segunda dose do imunizante.
As pessoas com doenças preexistentes devem procurar uma das unidades básicas de saúde de Rio Branco, a partir desta segunda-feira (19), para fazer o cadastro. O município ainda não recebeu as doses para este grupo e não há previsão para início da vacinação do mesmo.
O cadastramento prévio, segundo o secretário municipal de Saúde, Frank Lima, vai facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.
“As pessoas que vão entrar nesse público de comorbidade precisam ter um laudo médico ou relatório médico para que possa ir em uma das nossas unidades de saúde, a partir de hoje [segunda,19], para fazer seu cadastro. A maioria das pessoas que usam a rede SUS já tem esse cadastro e vai ser emitido uma etiqueta com número, nome do paciente e a comorbidade que ele tem”, disse Lima.
Ainda segundo o secretário, quando as doses de vacina chegarem ao município para esse público-alvo, o processo de imunização vai se dar igual ao dos idosos. Ou seja, começa com a vacinação das pessoas com comorbidades com idade de 59 anos, e vai baixando até os 18 anos. A Saúde acredita que em Rio Branco cerca de 35 mil pessoas fazem parte desse grupo.