Ícone do site Ecos da Noticia

Na Cidade do Povo, moradores passam a noite e madrugada inteira em fila para conseguir atendimento em posto de saúde

Para ter acesso a uma consulta médica ou vacina na unidade de Saúde Manoel Alves Bezerra, no Cidade do Povo, as pessoas precisam chegar às 21h, no dia anterior ao atendimento, e passar a noite e madrugada inteira em uma fila. A reclamação é de uma moradora do bairro, que pediu para não ser identificada. Ela afirma que a unidade disponibiliza apenas 58 fichas.


“Eu mesma já fui várias vezes tentar pegar ficha pra consultar e nunca consigo porque as pessoas vão no domingo à noite e quando a gente chega lá na segunda não tem mais”, diz a moradora que se sente indignada com o descaso.


Para auxiliar quem pensa em procurar o posto de saúde, moradores criaram um grupo no WhatsApp com avisos sobre o horário de distribuição de senhas, a qual regula quem deve pegar as primeiras fichas na unidade.


O outro lado


De acordo com a gestora da unidade de saúde Manoel Alves, Werica Silva, isso é uma prática comum da população com o objetivo de serem os primeiros a serem atendidos na unidade. Segundo Werica, são dois médicos na unidade que atendem 32 pacientes durante todo o dia. São 16 atendimentos pela parte da manhã, e 16 pela parte da tarde, totalizando 64 atendimentos todos os dias da semana.


“Estamos aqui para atender da melhor maneira possível as pessoas que buscam a unidade, pois chegam debilitadas e buscando atendimento de saúde, é assim fazemos“, disse a gestora da unidade.


Sair da versão mobile