Uma vistoria de equipes do Ministério Público do Acre (MP-AC) encontrou algumas irregularidades no Complexo Penitenciário Rio Branco, na capital acreana. Entre os problemas identificados está a falta de iluminação na unidade.
Isso porque parte dos refletores que ajudam a iluminar o presídio estão quebrados. A vistoria é feita semanalmente pela 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio.
O problema foi identificado na última vistoria feita na unidade e que deixa a parte de trás do presídio, o prédio http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo, posto médico, a escola e outras áreas sem iluminação durante o período da noite.
Há ainda falta de iluminação na parte externa dos pavilhões A, B, C, D, E, O e P.
Ao G1, o promotor Tales Tranin explicou que foram identificados 23 refletores quebrados no presídio. Segundo ele, os policiais penais reclamaram da falta de iluminação.
“Temos feita a vistoria semanalmente e encontramos muita coisa errada. Os próprios policiais penais estavam reclamando, são refletores altos que iluminam bem à noite. Então, fica muito escuro sem”, destacou.
Após a inspeção, o MP-AC instaurou uma notícia de fato e pediu providências ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
A direção do Iapen-AC destacou que já iniciou o trabalho de substituição de lâmpadas nos pavilhões A, O, P e Q e segue pelos demais pavilhões afetados. Ainda segundo o instituto, o problema não se concentra em todo complexo, mas apenas na Unidade de Recolhimento Provisório (URP).