A Igreja Mundial do Poder de Deus, chefiada pelo pastor evangélico Valdemiro Santiago, tem dívidas registradas de 90,5 milhões de reais com a União. A maior parte desse valor é formada por contribuições que não foram pagas à Previdência. Também entram para a conta impostos devidos à Receita Federal e multas de todos os tipos. Com um passivo desse tamanho, a igreja de Santiago deve mais que o dobro do que a Associação Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, cuja dívida é de 35,7 milhões de reais.
Apenas quatro igrejas respondem por mais de 20% da dívida total de igrejas e associações religiosas com a União. Tanto Santiago quanto Malafaia fazem parte desse grupo seleto. As outras duas maiores devedoras são a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Juntas, essas quatro igrejas devem 305 milhões de reais, de um total de 1,3 bilhão devido por todas as igrejas e associações religiosas do país.
Líder desse ranking, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R. Soares, deve 145,3 milhões de reais aos cofres públicos. É quase tanto dinheiro quanto devem todos os centros de espiritismo e umbanda listados atualmente na dívida pública – juntos, eles acumulam débitos de pelo menos 156 milhões de reais com a União.