Encerrando a Semana Nacional do Trânsito 2019, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito-RBTrans, realizou manhã desta quarta-feira (25) mais uma ação educativa, desta vez no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Omar Sabino, no bairro Estação Experimental.
A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2019 o tema escolhido foi “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.
A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
Em Rio Branco, as ações têm como foco principal os motociclistas. De acordo com a coordenadora de Planejamento e Educação no Trânsito da RBTrans, Silvana Souza, foram desenvolvidas ações de conscientização educativas, com abordagens, distribuição de panfletos e orientações aos condutores de veículos nas principais vias da Cidade, como Avenida Antonio da Rocha Viana, Avenida Ceará, Rua Omar Sabino e 6 de Agosto.
Durante os dias de programação elaborada pela RBTrans foram distribuídos aos condutores mais de 2.800 panfletos, além de squeeze, camisetas e bonés do projeto Vida no Trânsito.
Silvana justifica serem os motociclistas o foco principal da campanha na Capital pelo fato de serem eles os condutores envolvidos na maioria dos acidentes registrados. Segundo ela, a maioria dos acidentes registrados em Rio Branco envolve motocicletas.
Prejuízos
“Queremos orientar os condutores que atentem para o cumprimento das leis de trânsito, para a sua própria segurança e das demais pessoas”, enfatiza Silvana, acrescentando que os acidentes ocasionam prejuízo tanto para o Município, quanto para os próprios condutores, inclusive muitas vezes custando a própria vida.
De acordo com a Res.771/19 do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.
“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, finaliza Silvana.