Ícone do site Ecos da Noticia

Com mais de 200 focos de queimadas, fiscalizações são reforçadas em Rio Branco

Semeia aumentou de duas para quatro equipes o reforço nas fiscalizações na capital acreana. Município já registrou mais de 200 focos de queimadas.

 


Com mais de 200 focos de queimadas registrados em Rio Branco, a Secretaria de Meio Ambiente do município (Semeia) aumentou as equipes de fiscalização para combater os incêndios. Durante o fim de semana, o total de equipes subiu de duas para quatro.


Um boletim do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta segunda-feira (26), mostra que entre janeiro e 25 de agosto deste ano, a capital acreana tem um acumulado de 258, sendo que 200 foram registrados entre os dias 1º e o domingo (25).


Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição, o secretário do Meio Ambiente, Aberson Carvalho, explicou que o trabalho das equipe é voltado com orientações e conscientização da população em escolas, associações de bairros e outras instituições.


“É importante frisar que as queimadas não prejudicam só o meio ambiente, mas prejudicam a vida das pessoas. Temos um crescimento muito grande de entradas nas unidades de saúde devido às doenças respiratórias. Isso é, principalmente, em crianças e adultos com gripe, irritações, tosse que leva muita vezes a internação”, aconselhou.


Carvalho acrescentou que, desde maio, a Semeia fiscaliza e multa os responsáveis por queimadas na região urbana da cidade. Ele relembrou que queimar é crime e os responsáveis, além de responderem criminalmente, pagam multa.


“Existe um processo de cultura da nossa população, onde muita das vezes limpa suas áreas, junta o lixo e acaba colocando fogo. Nesse momento temos queimadas em grandes áreas rurais, e também há muita pratica rural de trabalhar a terra queimando para depois plantar. Entendemos que essas culturas são muito fortes, mas estamos sempre orientando a população que evite esse tipo de processo, que trabalhem a mecanização do uso do solo. É uma forma contribuir e também de não pegar multa dos órgãos fiscalizadores”, frisou.


Além da Semeia, o secretário complementou que equipes Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) também fazem ações de fiscalizações.


“Cada um tem sua responsabilidade, estamos atuando e nós duplicamos nossa capacidade de fiscalização, estamos com quatro viaturas fiscalizando diariamente junto com o Corpo de Bombeiro, que faz o combate, apaga a queimada”, contou.


Colaborou Luízio Oliveira, da Rede Amazônica Acre.


Sair da versão mobile