O medicamento carbolitium, usado por pacientes com transtornos mentais, está em falta nas farmácias http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistradas pelo estado e no Hospital Mental do Acre (Hosmac), em Rio Branco, desde novembro do ano passado.
A caixa desse medicamento com 30 comprimidos pode ultrapassar os R$ 50. A dona de casa Paula Rodrigues precisa do medicamento e, desde o final de 2018, recebe a mesma resposta de que está em falta.
“Não posso comprar o medicamento e não sei mais o que fazer. Tomo dois comprimidos por dia e já não estou me sentindo bem há muito tempo. E não só falta só ele, faltam vários outros”, diz.
A servidora pública, Marcileia Rodrigues, saiu de Acrelândia e passa pela mesma situação. Ela recebeu a mesma resposta.
“É uma situação muito ruim. A gente já vem de táxi, porque se vier de ônibus perde a consulta. Mas, quando procura pelo medicamento não tem. A gente fica muito triste”, lamenta.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que fez uma compra de emergência, no dia 3 de junho, e a empresa fornecedora tem cinco dias para fazer a distribuição do medicamento.