Ícone do site Ecos da Noticia

Mais de 12 mil alunos voltam às aulas no município de Cruzeiro do Sul

Apenas duas escolas da zona urbana, Marcelino e Champagnat e Thaumaturgo de Azevedo, não retornaram as alunas, pois estão em processo final de reforma.


Com mais de 12 mil alunos matriculados em 105 escolas, as aulas da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul iniciaram nesta quinta-feira (1º). A Secretaria Municipal de Educação aproveitou o início do ano letivo para entregar a reforma de 15 das 17 escolas do município que passaram por reparos durante as férias escolares.


Outra ação foi a entrega de kits escolares para estudantes. Amarísio Saraiva, secretário de Educação, destacou que duas escolas ainda estão em reforma e que as aulas terão início até o final de março.


“Todo planejamento foi feito para que as aulas comecem com as melhores condições possíveis para alunos e professores. Na zona urbana, apenas a Escola Marcelino Champagnat e Thaumaturgo de Azevedo, que estão em processo final de reforma, não iniciaram o ano letivo hoje. Nestas duas escolas as aulas devem se iniciar até o final de março”, afirmou.


O gestor falou ainda que em algumas escolas rurais as aulas vão iniciar no dia 5 devido à logística de deslocamento de professores e material. “Nossa intenção é finalizar o ano letivo em 17 de dezembro”, acrescentou Saraiva.


Romário Rodrigues, diretor da Escola Rita de Cássia, que foi uma das 17 escolas reformadas durante o período das férias, disse que a instituição está pronta para receber os estudantes.


“A reforma ficou muito boa. Ter iniciado o ano letivo dia 1º de março vai facilitar nossas atividades, pois não vamos ter que ministrar aulas aos sábados. Outro ponto é a entrega desses kits, que diminui a despesas dos alunos, isso fortalece a aprendizagem”, falou.


Mãe de aluno, Maria Alice de Aquino disse que receber o kit facilita para as famílias de baixa renda.


“Tenho apenas um filho aqui na escola. Mas tem pais que tem três ou quatro filhos em mais de uma escola e não têm condições de comprar o material para todos”, complementou Maria.


O ano letivo de 200 dias aula, iniciado nesta quinta, deve se encerrar no dia 17 de dezembro. Todos os alunos da rede municipal do 1º ao 9º ano do ensino fundamental vão ser beneficiados com os kits escolares que são compostos basicamente de mochila, cadernos, lápis de escrever e pintar, borracha e apontador. Os kits mudam de acordo com o ano que o aluno estuda.


Sair da versão mobile