Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Cheia do Rio Juruá: alunos de escolas usadas como abrigo terão aulas remotas em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Alunos de pelo menos oito escolas da rede municipal de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, vão começar o ano letivo de 2022 com aulas remotas na próxima segunda-feira (11). Os colégios são usados como abrigos por moradores atingidos pela enchente do Rio Juruá. Neste sábado (9), o manancial está com 12,12 metros no município, ainda acima da cota de alerta, que é de 11,80.


Um grupo de pelo menos 300 pessoas desabrigadas pela cheia segue nos abrigos há mais de 30 dias. O rio voltou a transbordar no dia 15 de março, porém, as famílias já estavam nos abrigos desde o final de fevereiro, quando a Prefeitura de Cruzeiro do Sul decretou situação de emergência.


Ao todo, cerca de 28 mil pessoas foram atingidas pela cheia do rio que passou por um período de oscilação e está abaixo da cota de transbordo, que é 13 metros. As famílias desabrigadas devem retornar para as casas quando o rio estiver abaixo da cota de alerta.


Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas utilizadas como abrigo são:


  • Escola Thaumaturgo de Azevedo
  • Escola Maria da Conceição
  • Escola Corazita Negreiros
  • Escola Marcelino Champagnat
  • Escola Rui Barbosa
  • Escola Nise Varela
  • Escola Nazaré Lima de Souza
  • Escola Padre Arnold

Nos demais colégios, as aulas serão 100% presenciais. “Depois da saída das famílias haverá uma preparação e limpeza para receber essas crianças. Acreditamos que entre 10 a 15 dias todos os alunos estão de volta as escolas”, explicou o secretário de Educação de Cruzeiro do Sul, Amarizio Saraiva de Oliveira.


Ainda segundo o secretário, o retorno das aulas presenciais é muito esperado pelos professores e gestores após quase dois anos de ensino à distância. “Tivemos que os reinventar para que essas crianças pudessem, de fato, fossem motivadas para estar durante quatro horas na sala de aula. Estavam em casa e tinham esse desejo de estar na sala com os colegas”, frisou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias