Ministério da Saúde lançou campanha para ampliar cobertura nacional. No estado, 48,7% das meninas e 38,8% dos meninos estão imunizados.
Mais da metade dos adolescentes acreanos ainda não se vacinou contra HPV e meningite. O alerta foi emitido pelo Ministério da Saúde, que lançou uma campanha para aumentar a cobertura vacinal no país.
A preocupação do ministério é com as baixas coberturas vacinais em todos os estados da federação. No caso do Acre, desde à incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, em 2014, a cobertura é de 48,7% entre meninas de 9 a 14 anos e 38,8% entre os meninos de 12 e 13 anos.
Devem se vacinar contra meningite os adolescentes de 12 e 13 anos. A enfermeira da equipe de Imunização do estado, Núbia Campos, informou que a campanha tem o objetivo de mobilizar os pais de adolescentes para que levem seus filhos aos postos de saúde para receberam a vacina.
“A ideia é mobilizar e conscientizar a população e principalmente os pais de adolescentes para conduzir essa população-alvo até o serviço de saúde para ser imunizado. Cabe a cada município operacionar a sua estratégia da melhor forma possível. Estamos com a vacina disponível nos postos o ano todo”, disse Núbia.
A enfermeira ressaltou ainda a importância dos adolescentes tomarem as duas doses da vacina. Segundo ela, o ideal é que o intervalo entre a primeira e segunda dose seja de seis meses.
“O mais importante é conscientizar que não é só uma dose, toma-se a primeira dose e seis meses após, é preciso tomar a segunda para fechar o esquema de imunização. Tem muita gente que tomou somente a primeira. Quem ultrapassou o prazo de seis meses, não tem problema, é só procurar a unidade de saúde e continuar o esquema”, alertou a enfermeira.
Conforme os dados do Ministério da Saúde, no Acre, a cobertura da primeira dose em meninas de 9 a 14 anos é de 86,47%, sendo que na segunda dose a cobertura entre os anos de 2014 e 2017 foi de 48,53%.
Na nova campanha, o Ministério da Saúde convoca 10 milhões de adolescentes de todo o país para atualizarem suas cadernetas de vacinação. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Esse ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninos e meninas de 12 a 13 anos.
O que é HPV?
O vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV, está ligado ao câncer de colo do útero – a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do de mama. Ele também atinge os homens. Até 40% dos casos de câncer de pênis são causados por esse vírus, cujo contato alcança 80% da população sexualmente ativa.
O que é meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.