Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul não possui gerador de energia. Cidade passa por racionamento de energia após incêndio em termelétrica na quarta (3).
Além dos prejuízos causados a comerciantes, açougueiros, hospitais e delegacias, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul também está sendo afetado pela falta de energia após o incêndio na geradora de energia na última quarta-feira (3).
O incidente deixou Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Acre e Guajará, no Amazonas, sem energia elétrica.
Cerca 15 bolsas de sangue, todo o estoque disponível da cidade, está sendo armazenado no Hospital do Juruá, já que o Hemonúcleo não possui gerador de energia.
“Nós mandamos essas bolsas para o hospital que, além de ter um gerador, tem um local apropriado para esse armazenamento”, disse a coordenadora do hemonúcleo, Fátima Girão.
Ela informou que essas bolsas não podem ficar por mais de duas horas fora do freezer com temperatura de 4 ºC. “A legislação determina que elas não podem estar armazenadas de outra forma, até mesmo para a duração da bolsa ou ela pode estragar”, afirmou.
Os atendimentos estão acontecendo sob aviso já que, caso falte energia no período da manhã, não é possível fazer a coleta. Fátima conta que apenas no primeiro dia sem energia os serviços foram interrompidos.
“No primeiro dia ficamos sem energia e já mandei as bolsas para o hospital, mas as coletas, caso haja energia, estão sendo feitas”, explica.
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul fornece sangue para o Hospital do Juruá, Maternidade, Clínica Renal e o Hospital Dermatológico da cidade.