Ícone do site Ecos da Noticia

Em uma semana, chove quase 25% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco

Na primeira semana de janeiro choveu 74 milímetros, o equivalente a 25% do previsto para o mês. Previsão é de 297 milímetros.


Em uma semana, choveu quase 25% do esperado para o mês de janeiro em Rio Branco. Segundo o Corpo de Bombeiros, a média esperada é de 297 milímetros, mas já chouveu 74 milímetros, sendo 37,2 milímetro nas últimas 24 horas. De acordo com o major dos Bombeiros Cláudio Falcão, esse número ainda pode aumentar.


“A chuva normal para o mês de janeiro fica em torno de 297 milímetros mas, provavelmente, esse número poderá dobrar, chegando a 500 ou até 600 milímetros. Estamos fazendo a monitoração direto, mas é uma situação já esperada”, relata.


Com as chuvas, o nível do Rio Acre também registrou um aumento no fim de semana na capital. O rio passou de 7,67, na sexta-feira (5), para 9,30 metros nesta segunda (8). Segundo o major, esse aumento tem influência direta com os níveis registrados em outros municípios.


“O que estava segurando esse nível aqui na capital é que o Rio Acre em Assis Brasil e Brasileia estão baixos, mas tivemos muitas chuvas na região de Capixaba, Xapuri, na região do Riozinho do Rola e aqui em Rio Branco, isso fez com que o rio retomasse o nível de 9 metros”, explica.


Em dezembro, o rio chegou a subir quase 3 metros em um único dia, de 8,22 metros no dia 26, para 11,14 metros na medição do dia 27. A marca foi a maior registrada nos últimos 7 anos e ficou a quase 2 metros de atingir a cota de alerta na capital, que é de 13,50 metros.


“O que aconteceu foi que teve esse pico e ficou próximo da cota de alerta. Depois disso ele teve um decréscimo e chegou a baixar 4 metros, mas agora retomou a subida. Como temos chuvas acima da média para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a gente já esperava que o rio retomasse essa subida”, finaliza.


Sair da versão mobile