Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Em cerca de 6h, chove 22,4% do esperado para todo o mês de fevereiro em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A capital acreana amanheceu com uma forte chuva nesta quinta-feira (2) e, em cerca de seis horas, choveu 67 milímetros, o que representa 22,4% do esperado para todo o mês de fevereiro, segundo dados da Defesa Civil municipal.


Ao todo, é esperado para fevereiro um acumulado de 299 milímetros de chuva. Mas, somente nas últimas horas, já choveu o equivalente à média de sete dias de chuvas. Em janeiro, Rio Branco teve um volume de chuva abaixo do esperado, alcançando 270 mm, sendo que a expectativa era de 289,5.


Defesa Civil Municipal foi acionada para ocorrência de movimentação de terra em rua do bairro Quinze — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Defesa Civil Municipal foi acionada para ocorrência de movimentação de terra em rua do bairro Quinze — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Por conta da forte chuva, Rio Branco registrou ruas alagadas e, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão as equipes foram mobilizadas para atender uma ocorrência de movimentação de terra na Travessa Jucá, no bairro Quinze, região do Segundo Distrito da capital.


“Já estamos acompanhando a situação, juntamente com o Corpo de Bombeiros, e também junto com a Assistência Social do município. Essa é a principal ocorrência até agora que fomos acionados e os bombeiros também foram chamados para outras situações. Sobre os dados, em janeiro não choveu todo o esperado, mas lembrando que dezembro foi 110% a mais do que era esperado. Agora, fevereiro promete a repetição de dezembro, ou seja, que deve ultrapassar o esperado de chuvas”, disse Falcão.


O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. O manancial apresentou leve subida nas últimas 24 horas e saiu de 7,12 metros nessa quarta (1) para 7,44 metros nesta quinta (2).


Inmet alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre — Foto: Reprodução

Inmet alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre — Foto: Reprodução

Alerta de temporal

Um novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido nesta quinta-feira (2) alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre. O aleta laranja é válido até as 10h desta sexta (3).


A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm no dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Instruções


  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias