Dados são do Boletim Informativo da Dengue, disponibilizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da prefeitura.
Ao todo 1.909 casos de dengue foram notificados em Rio Branco duranto o ano de 2017. Apesar dos números registrados, cerca de 317 dos casos foram confirmados. Os dados são do Boletim Informativo da Dengue, disponibilizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da prefeitura.
O boletim, que faz um levantamento dos casos da doença durante as 52 semanas do ano, aponta que, dos casos registrados em 2017, cerca de 1.475 deles foram descartados e outros 117 ainda aguardam o resultado dos exames.
A publicação revela ainda que houve uma redução de 64% dos casos em comparação com o ano anterior, quando a capital registrou 5.315 suspeitas no mesmo período.
A semana de 2017 que registrou maior alta nos casos da dengue foi a terceira semana, correspondente ao mês de janeiro, quando foram registrados 115 casos da doença. Em 2016, cerca de 255 casos foram registrados no mesmo período.
Durante o ano, o estudo aponta também que foram registrados 200 casos suspeitos de Zika vírus e 167 suspeitos da Febre Chikungunya. Dos casos notificados, foram confirmados 8 de Zika e 26 casos de Chikungunya.
Para 2018, a prefeitura antecipou a Operação Inverno para evitar novos casos da doença na capital. Em entrevista ao G1 no início desse mês, o coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Ferreira Neto, deu dicas para evitar a doença.
“São aquelas ações de praxe. Lavar bem a caixa d’água, manter a tampa bem fechada sem orifícios para entrar mosquito, lavar os vasos que os animais bebem água, substituir periodicamente água que está em depósito”, explicou o coordenador.