Ícone do site Ecos da Noticia

ETA de Sena Madureira recebe novos equipamentos para operar com capacidade máxima

ETA da cidade passa por processo de instalação de nova adutora, estação de energia e bomba em balsa flutuante. Trabalho iniciou há 10 dias e deve levar mais 15 para ser concluído.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Sena Madureira, interior do Acre, vai receber novos equipamentos para sua estrutura de captação. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) está em processo de instalação de uma nova adutora, estação de energia e bomba em balsa flutuante. Com a intervenção, o órgão espera que o local opere com capacidade máxima.


Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, explica que os novos equipamentos estão sendo instalados para que uma região da cidade receba água todos os dias. A distribuição para essa parte é feita um dia sim e dois não. Apesar de ter sido inaugurada em 2016, a ETA de Sena não opera com capacidade máxima de tratamento e distribuição, que é de 90 litros por segundo.


Os equipamentos atuais não tem força suficiente para jogar a quantia necessária de água nos reservatórios. “A ETA estava tratando algo em torno de 50 litros e, às vezes, 60 litros por segundo. Com esse investimento complementar, e a partir do momento em que ela estiver com seu funcionamento pleno, a capacidade máxima vai ser atingida”, garante o gestor do Depasa.


Magalhães explica ainda que os equipamentos novos não foram instalados no ano em que a ETA foi inaugurada porque era necessário que uma nova rede dentro da estação fosse construída. Como o processo traria problemas para a cidade, segundo ele, a alternativa foi executá-lo agora. “A cidade não pode parar de produzir água. É um trabalho que precisa ser feito em duas etapas mesmo”.


A previsão é de que os novos equipamentos sejam instalados e comecem a operar dentro de 15 dias, o trabalho já dura ao menos 10. A intervenção não afeta a rede de distribuição dos moradores de Sena Madureira. “Quando [a ETA] estiver em pleno funcionamento, vamos ter condição de abastecer todas as casas da cidade em todos os dias da semana”, conclui Magalhães.


Sair da versão mobile