Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Com modernização de ETA, Depasa irá aumentar em 50% a distribuição de água em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

As obras de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sena Madureira serão entregues nesta sexta-feira, 26, às 15 horas, com a presença do governador Gladson Cameli e autoridades do município. A estação passou por processo de modernização com construção em concreto, reforma e ampliação da Casa de Química, construção de copa e vestiário da sede, implantação da rede elétrica e de subestação de energia com capacidade de 150 kwa.



A captação da água aumentou em mais de 50% passando de 90 litros por segundo para 140 litros por segundo. A tubulação que traz a água captada para a estação, que era de 200 milímetros agora será de 350 milímetros.  A capacidade de tratamento também aumentou. Antes, só era possível tratar 60 l/s, quantidade que o depósito comportava. Com a modernização, a estação poderá tratar 90 l/s. A nova ETA também terá dois conjuntos de motor-bomba de 60 CV para ampliar a distribuição de água tratada, que será de 140 l/s. As instalações estão sendo ligadas nesta quinta-feira, 25.



O Depasa já começou a fazer interligações nos bairros, o que permitirá reduzir o número de manobras de distribuição. Com a obra, que durou sete meses, será possível reduzir de 48 para 12 horas a distribuição. “Antes passávamos dois dias manobrando. Agora, de imediato, após a inauguração da ETA, já vamos passar a dividir a cidade em duas áreas e distribuir água de 12 em 12 horas. Serão apenas duas manobras”, explica o presidente do Depasa, Josenil Chaves. A meta é distribuir água 24 horas para todos os bairros de Sena Madureira até o final do ano.


Para conscientizar a população a evitar o desperdício, as equipes do Depasa irão realizar palestras e ações de sensibilização para que a população aprenda a usar de maneira consciente e com responsabilidade a água tratada. O foco são as crianças. “Queremos que as crianças sejam multiplicadoras da informação e, através delas, queremos alcançar os pais”, diz Chaves.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias