Ícone do site Ecos da Noticia

Avenida Ceará ganha ‘bolsões’ para demarcar espaço exclusivo para motos antes de semáforo

Medida começou a ser implantada na Avenida Ceará, em Rio Branco e pode ocorrer em outras avenidas. Objetivo é evitar acidentes no trânsito.

Para dar mais segurança e evitar colisões, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) decidiu criar “bolsões” para demarcar na pista um espaço exclusivo para os motocicletas que aguardam o semáforo abrir.


O diretor do Detran-AC, Pedro Longo, diz que a medida começou a ser implantada em Rio Branco para estimular o respeito no trânsito. Na Avenida ceará, os bolsões estão em fase de teste. Caso sejam aprovados serão colocados em outras avenidas da cidade.


“Temos dois objetivos, dar mais segurança ao trânsito e diminuir conflitos entre carros e motos. Como é uma novidade, estamos designando nossas equipes de educação de trânsito para orientar veículos e motociclistas”, explica.


'Bolsões' para motociclistas tem o objetivo de tentar evitar acidentes no trânsito (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

‘Bolsões’ para motociclistas tem o objetivo de tentar evitar acidentes no trânsito (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)


A ideia parece ter sido aprovada pelos motociclistas. “O motoqueiro sempre é mais prejudicado. Se não for o capacete, vem um carro bate e assim já era. O carro tem mais privilégio, tem como se defender, está de cinto”, destaca o motoboy Sidney Matias.


Quem também afirma que a medida vai ajudar os condutores de motos é Ítalo de Oliveira. “Vai melhorar, a gente já vem para frente sem atrapalhar os carros. Agora a gente sabe que não vão bater na traseira da moto aqui”, disse.


Ainda não há sanções definidas para os motociclistas que desrespeitarem sinalização (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Ainda não há sanções definidas para os motociclistas que desrespeitarem sinalização (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)


Somente no primeiro semestre deste ano, 43% das vítimas de acidentes em trânsito eram motociclistas. O diretor do Detran-AC afirma que a experiência por enquanto vai ocorrer em apenas alguns pontos.


“Não são todas as ruas e avenidas que permitem. Estamos usando a Avenida Ceará para fazer esse teste. É um período de 90 dias que será acompanhado pela engenharia de tráfego do Detran-AC”, ressalta.


Ainda não há previsão de sanções para motociclistas que não cumprirem as regras. “Depois disso, se vier a ser mantido [os bolsões], vai ser implantado em outras vias. Aí sim poderá haver algum tipo de sanção, mas não é nosso espírito nesse momento”, finalizou.


Sair da versão mobile