Ícone do site Ecos da Noticia

Em menos de 4 dias, Bombeiros registram mais de 300 ocorrências relacionadas com temporal no AC

Equipes devem levar mais quatro dias para atender todas as chamadas, diz major. Ocorrências ainda são relacionadas ao temporal registrado na sexta.


Quase quatro dias após o forte temporal que atingiu Rio Branco na última sexta-feira (6), o Corpo de Bombeiros continua atendendo ocorrências. Até esta segunda-feira (9), foram contabilizados 330 registros relacionados a danos causados pelas chuvas. 85% das chamadas envolvem queda de árvores, segundo a corporação.


O major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, estima que as equipes ainda devem levar mais quatro dias para atender todas as ocorrências, que aumentam a cada dia.


“As equipes ainda estão na rua. Estamos no terceiro dia consecutivo e, no mínimo, levaremos mais quatro dias. Uma semana para organizar tudo. Estimamos que sexta ou sábado, [dias 13 ou 14], que vamos dar conta dessas ocorrências”, explica.


A tendência é que o número de chamados aumente nos próximos dias, uma vez que muitos moradores só conseguiram se dar conta dos danos nesta segunda.


“Em muitos casos, os proprietários só ficaram sabendo dos danos hoje [segunda,9] e outros são em terreno baldio. Essas ocorrências são as que estão registradas no 193, mas há também casos que a gente vai no local e outra casa precisa de atendimento e acabamos atendendo porque estamos lá, mas não gera uma chamada oficial. Por isso, o número é ainda maior. Foi bem complicado”, destaca.


Prejuízos

A forte chuva com ventania que caiu na sexta-feira (6) deixou vários estragos em diversos pontos de Rio Branco. Mais de 100 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, os ventos chegaram a atingir 95 km/h.


Na escola Escola Áurea Pires Montes de Souza pelo menos quatro crianças desmaiaram durante o vendaval e tiveram que ser levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Sobral. Já na escola Heloísa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho, os alunos foram liberados após o prédio ser destelhado.


Três funcionários que trabalhavam na reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb), bairro Aeroporto Velho, foram encaminhados ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Eles foram atingidos por parte da estrutura da quadra que desabou durante o vendaval.


A Prefeitura de Rio Branco precisou isolar alguns pontos da cidade após o fim do temporal. A Eletrobras Distribuição Acre (Eletrobras-AC) informou que cerca de 400 ocorrências na capital e interior foram registradas.


Segundo a empresa, vários pontos sofreram danos após serem atingidos por “telhas, tampas de caixas d’água, fachadas, outdoors e árvores que caíram e romperam cabos de energia da rede de distribuição e derrubaram postes”.


Cerca de 15 toneladas de entulhos já foram retirados de avenidas, praças, calçadas e outros pontos de Rio Branco após o forte temporal. Seis equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) atuam nos locais mais críticos.


Somente na capital, a Eletrobras-AC registrou 150 ocorrências. Desse total, 50% correspondem a queda de árvores e galhos que danificaram a rede elétrica. Um vídeo gravado pela coordenação da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb) mostra o momento exato em que o muro da quadra poliesportiva cai em cima de três funcionários que trabalhavam na reforma da quadra.


Sair da versão mobile