Passageiros de balsa devolveram animal ao Rio Juruá. Comandante de embarcação diz que é comum os animais aparecerem no local.
Um boto da espécie tucuxi filhote foi flagrado em uma pequena embarcação no interior do Acre quando saltava nas águas do Rio Juruá. As imagens foram gravadas no último sábado (7), mas foram divulgadas somente uma semana depois.
O flagra foi feito na balsa que faz a travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. O comando da embarcação diz que é comum a aparição dos animais no local. O vídeo foi feito por funcionários da balsa.
O vídeo mostra o momento em que o boto está em uma canoa e em seguida é devolvido ao Rio Juruá pelos passageiros da balsa.
O comandante da embarcação, Franque Souza, de 28 anos, conta que uma família de botos mora próximo de onde a balsa fica ancorada e é sempre uma atração para quem trabalha no local ou quem precisa fazer a travessia.
“Faz muito tempo que eles moram aqui em um porão que fica mais fundo no rio e eles ficam na balsa e acabam sendo atração. Nós que somos moradores aqui estamos acostumados, mas outras pessoas que passam, começam a brincar e tirar foto. Quando estamos comendo, eles chegam mais perto ainda”, conta.
Souza diz ainda que o fim da tarde é o horário escolhido pelos botos para a exibição. Ele diz que alguns saltos chegam a um metro. “Quando passa muito peixe, eles também ficam agitados. Nesse dia, durante um salto, ele acabou caindo dentro do barco. Ficamos apavorados, mas foi devolvido para o rio de novo”, relembra.
A aparição de botos no local não é novidade para quem pode contemplar o show dos animais todos os dias. Os passageiros que precisam fazer a travessia acham a exibição dos botos um atrativo que ajuda a tornar a viagem mais agradável.
“É gostoso ver eles pulando. É bonito ver eles, principalmente quando estão perto da balsa”, diz o técnico em enfermagem José Francisco Pereira.
O estudante Alin Igor, de 22 anos, revela que as poucas vezes que precisa da balsa, a aparição dos botos ajuda na distração. “É bonito de ver eles passarem e acaba sendo uma atração pra gente”, finaliza.
Enquanto gravava na balsa, a equipe da Rede Amazônica Cruzeiro do Sul flagrou algumas aparições de botos.