Ícone do site Ecos da Noticia

Para fugir do sedentarismo, amigas criam grupo “Divas do Pedal” em Tarauacá

24/07/2017



Josilene Frota, de 38 anos, concilia o trabalho de professora e técnica em enfermagem e a rotina doméstica com as pedaladas diárias. Grupo planeja viagens entre municípios do AC

 Em Tarauacá, 400km de Rio Branco, capital do Acre, um grupo de amigas se reúne diariamente para pedalar. As cores dos uniformes, a força e o charme de quase 30 mulheres deu origem ao nome inicial ao projeto, criado em 2016: Divas do Pedal. A acreana Josilene Frota, de 38 anos, que concilia o trabalho de professora e técnica em enfermagem e a rotina doméstica com as pedaladas destaca que roupas especiais, calçados e o trato na beleza são fundamentais, mas o objetivo principal é sair do sedentarismo e manter a forma física em dia.
– Já pedalava de forma casual com meu marido, quando tínhamos tempo, pois trabalho no hospital e numa escola e ele no quartel. Umas colegas de trabalho também de vez em quando pedalavam sozinhas, então resolveram fazer um grupo. Eram mais ou menos umas 25 mulheres. Com o passar do tempo, foi diminuindo, devido algumas desistências, por causa da violência ou preguiça mesmo porque brigar com o travesseiro e a coberta às 4 h, não é para qualquer uma não – destaca.
O grupo inicialmente foi formado somente por mulheres que amam pedalar, mas recebeu reforços para segurança das “divas”. Aos poucos amigos e companheiros aderiram aos passeios ciclísticos pela cidade do interior do estado. O grupo pretende fazer viagens entre os municípios do estado. O maior percurso até agora foi até o município de Feijó. Devidamente acompanhadas pelos “seguranças” da equipe, concluíram a viagem em poucas horas.

– Ficamos com medo de assaltos. Teve aquela onda de rebelião e nossa rota dava acesso à penitenciária. Continuamos com nossas pedaladas, mas com a presença de alguns homens, dentre eles, meu marido e um outro colega que também é policial militar. Passamos a chamar de ” amigos do pedal”, porque não caia bem estarem no grupo com nome de Divas (risos). Na última cicloviagem, saímos às 4h30 e às 7h chegamos na ponte de Feijó. Fomos tomar café no Mercado Municipal e depois conhecer Hollywood Feijó Acre. Mas às 11h já estávamos em Tarauacá tomando sorvete (risos). Buscamos superar nossos limites. Todos os dias fazemos nossa pedalada, de manhã ou à tarde. E no final de semana a gente prolonga o percurso – conclui.


Confira imagens de alguns passeios das Divas do Pedal:







Sair da versão mobile