Organização espera 30 mil pessoas durante as três noite de festa. Prevenção de acidente é um dos objetivos da PRF.
Acidade de Brasileia espera 30 mil pessoas durante as três noites de Carnaval fora de época, que deve movimentar a cidade e também o fluxo de veículos na BR-317, que liga Rio Branco à cidade. A festa, em celebração ao aniversário do município comemorado no dia 3 de julho, vai de 30 de junho a 2 de julho. Segundo a organização, o público esperado é de 10 mil pessoas por noite.
Considerando a grande movimentação na estrada, devido à atrações nacionais, que devem se apresentar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) informou que vai reforçar a fiscalização na cidade. Foi montada uma estratégia que identificou os locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.
“Durante Operação, serão priorizadas as ações preventivas para a redução da violência no trânsito, prevenção de acidentes, coibir excesso de velocidade, alcoolemia ao volante e ultrapassagens indevidas de veículos”, destaca a nota.
Nos três dias também serão feitas ações pata orientar a importância do uso de segurança e do dispositivo de retenção para crianças.
O grupo É o Tchan sobe ao palco nesta sexta (30) e a Banda Cheiro de Amor em 2 de julho. Outras seis bandas locais também se apresentam. A comemoração inclui na programação torneio de futebol, corrida, salva de tiros, campeonato de esportes radicais e encontro de fanfarras.
No último dia 23 deste mês, a Justiça do Acre normatizou a permanência de crianças e adolescentes na festividade. A portaria – assinada pelo juiz Gustavo Sirena, da Vara Cível da Comarca – definiu que fica proibida a permanência de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal a partir das 23h nos locais de festa.
Além disso, o documento afirma que, mesmo acompanhadas, crianças e adolescentes não podem permanecer havendo situações consideradas de risco, como embriaguez dos responsáveis; no caso de se perderem; ou se forem achados dormindo em veículos ou sobre ombros.