O detento Alexandro Lima Rosa do Nascimento, de 28 anos, passou mal dentro da cela no pavilhão A, do presídio Francisco D’Oliveira Conde, nesta quinta-feira (22), em Rio Branco, e foi diagnosticado com traumatismo craniano.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) informou, nesta sexta (23), que abriu uma sindicância para apurar o caso.
O preso precisou ser encaminhado por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) com insuficiência respiratória e depois teve o diagnóstico do traumatismo. O Iapen informou que Nascimento continua internado.
Os presos da mesma cela de Nascimento teriam chamado os agentes penitenciários dizendo que o homem estava passando mal. Ao chegar na cela, os agentes verificaram que ele estava com machucados pelo corpo e com dificuldade para respirar. A informação inicial é de que Nascimento teria caído do beliche.
Como o detento apresentava vários hematomas na cabeça e pelo corpo, segundo informações do Iapen, a direção do presídio resolveu investigar o caso para descobrir a verdadeira causa dos ferimentos.