Mais um seletiva do Festival Estudantil da Canção foi realizada na noite desta sexta-feira, 24, na quadra coberta da Escola Heloísa Mourão Marques, na Ladeira do Bola Preta, na Baixada da Sobral. Duas escolas além da própria Heloísa Mourão, estiveram representadas nesta seletiva: a José Ribamar Batista (conhecida popularmente como EJORB), localizada no bairro Aeroporto Velho; e a Boa União Escola Jovem, do bairro Boa União.
A empolgação estava estampada no rosto dos concorrentes. “Estou confiante”, disse o estudante Luiz Felipe, da Escola José Ribamar Batista.
Dois corais abriram o FEC, e o da Escola Jovem do Boa União chamou atenção por apresentar uma performance com canções indígenas do Acre e MPB, começando com Kanarô, uma canção dos índios Yawanawá, que fala da saudade.
Foi a quarta seletiva com o mesmo envolvimento das edições anteriores: 34 concorrentes se apresentaram para o público que lotou a quadra. As três primeiras, realizadas no Colégio Armando Nogueira, Escola Lourival Pinho e Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB) reafirmaram o sucesso do projeto realizado pela Prefeitura de Rio Branco com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Assessoria de Juventude. Como nas edições anteriores, a seletiva da Escola Heloísa Mourão Marques foi integralmente transmitida ao vivo pela página do FEC no Facebook.
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria-Adjunta da Juventude de Rio Branco (SEJUV) é a realizadora do FEC no âmbito do programa de Mãos Dadas Com a Escola, criado pela Secretaria de Estado da Educação. O FEC tem parceria conta com a parceria da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB).
A página do FEC no Facebook vem mostrando que o festival é realmente um sucesso de participação e interatividade com a juventude, ultrapassando, nessa quarta seletiva, 5.000 curtidas. A secretária da Juventude de Rio Branco, Temillys Silva, voltou a comemorar o sucesso do evento, que segundo ela vem se superando a cada edição.