Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Branco realiza o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado

II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (10)


O município de Rio Branco sediou nesta terça-feira, 28, na Escola Pedro Martinello, bairro Montanhês, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, com a participação Prefeitura, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SEDIHPA), Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Educação (SEME) e Secretaria de Saúde (SEMSA), o encontro reuniu representantes das comunidades das áreas urbanas e rurais, além de ONG’s locais, sindicatos, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e do Adolescente.


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (9)


O objetivo do evento é apresentar as políticas de proteção à criança e ao adolescente no município de Rio Branco e, com a participação da comunidade, que é convidada a dizer o que foi ou não realizado, e o que mudou nos últimos anos, fazer a avaliação qualitativa dessas políticas, desde o ano de 2013, quando foi realizado o 1º Fórum do Selo UNICEF no município. “Depois do 1º Fórum, quando, junto com a comunidade, levantamos as necessidades das crianças e adolescentes de Rio Branco e foi elaborado todo um plano de trabalho visando o atendimento dessas necessidades, hoje estamos aqui para apresentar os indicadores e avaliar se as metas foram atingidas”, explicou a Presidente do CMDCA, Iana Sarquis.


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (8)


A gestão municipal participa com a apresentação das ações desenvolvidas nos eixos temáticos correspondentes. O evento é acompanhado por um mediador que observa o envolvimento da comunidade e o cumprimento da metodologia. No contra turno do Fórum, o mediador visita o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar da cidade para verificar como é o funcionamento desses dispositivos imprescindíveis para a garantia dos direitos. “Nessa segunda edição do Fórum em Rio Branco serão avaliadas ações referentes aos Eixos: Semana do Bebê, Mudanças Climáticas, Cultura e Identidade, Esporte e Cidadania, e Combate ao Aedes aegypti.


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (7)


De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Herivelto Trindade, o município avançou com a melhoria de estrutura e ampliação dos serviços de proteção. “Um exemplo disso é a ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola, que cresceu mais de 100% nos últimos três anos. Os Conselhos Tutelares também foram fortalecidos, hoje são três unidades atendendo na capital, uma delas no Segundo Distrito. Muitos foram os avanços, concluiu.


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (6)


Para o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gabriel Maia, “Esse é o momento de conferir o trabalho feito ao longo desses anos e projetar ações para o ano seguinte, para que Rio Branco continue a ser uma referência em políticas públicas de proteção à infância”.


Essa é a última etapa do projeto. Após esse momento, o UNICEF fará a análise da evolução de indicadores que estão sendo monitorados nos últimos três anos. Em outubro, devem ser anunciados os ganhadores do Selo.


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (6)


Sobre o Selo UNICEF


II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Fotos Fagner Delgado) (4)


O Selo UNICEF Município Aprovado busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região amazônica. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) em parceria com os governos estaduais e municipais.


Rio Branco foi ganhador do Selo na Edição 2009-2012. A redução da taxa de desnutrição, de 3,61% para 1,25%, redução da taxa de abandono do Ensino Fundamental de 1,40% para 4,30% e a redução da taxa de mortalidade, foram alguns dos indicadores que impactaram para a conquista do Selo conferido pelo Unicef.


 


Sair da versão mobile