Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeitura na Comunidade chega ao Baixa Verde

Saúde na Comunidade Baixa Verde (Fotos Assis Lima) (18)


Mais de 81 mil atendimentos foram realizados pela gestão de Marcus Alexandre nas comunidades mais distantes de Rio Branco


A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS) realizou no projeto de assentamento Baixa Verde, na BR 317 (sentido Boca do Acre) mais uma edição do programa Prefeitura na Comunidade. Nada menos que onze médicos com equipes do Programa Saúde da Família realizaram cerca de 900 procedimentos, entre consultas, testes rápidos, vacinações e entrega de medicamentos, além de ações de cidadania, educação ambiental e outros. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) realizou a distribuição de mudas de açaí e bacaba, além de prestar informações sobre reutilização de CDs usados.


Saúde na Comunidade Baixa Verde (Fotos Assis Lima) (17)


Foram atendidas com diferentes serviços as comunidades dos ramais Mediterrâneo, Da Lua, Iquiri, Quinoá e Guarani, além das comunidades Baixa Verde, e Vila Pia. Como faz parte da rotina do programa foi realizada uma roda de conversa com mediação da SEMACS sobre as demandas da população com técnicos municipais e estaduais. As Rodas de Conversa levam representantes de órgãos, entidades e secretarias para um bate-papo com os moradores. Além dos já citados, são órgãos como o DERACRE, o ITERACRE, SEAPROF, SEMSUR, SEMEIA, DEPASA, EMURB, SEADPIR, IMAC, SEOP, SEME, Eletrobrás, Conselho Tutelar, Secretaria de Segurança, Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), Poder Judiciário e Ministério Público que levam grande contribuição à formação cidadã das pessoas que vivem nas comunidades mais distantes de Rio Branco. Na Roda de Conversa, autoridades e comunidade debatem as principais demandas dos moradores.


Saúde na Comunidade Baixa Verde (Fotos Assis Lima) (11)


Ninguém ficou sem atendimento. Dona Raimunda Gomes de Oliveira, de 61 anos, fez consulta e levou todos os medicamentos receitados pelo médico. “Fui bem atendida sim. Gostei”, resumiu Raimunda, que mora no Ramal Mediterrâneo. Para a realização do programa Prefeitura na Comunidade são envolvidas todas as secretarias e órgãos do município que levam serviços como a atenção básica de saúde, recadastramento e atualização do Bolsa Família, educação ambiental, feira de produtos regionais, além de recreação, lazer e esporte. Os moradores tem acesso à consulta médica, serviços  de enfermagem, programas de saúde da mulher, exames de PCCU, planejamento familiar, pré-natal, palestras sobre educação em saúde, saúde do homem, acompanhamento do Programa Bolsa Família, acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes, imunização, acompanhamentos de saúde da criança e adolescente, dentre outros serviços, como os testes rápidos de  DST/HIV, sífilis e hepatites, exames para detecção de leishmaniose com diagnóstico, tratamento e acompanhamento, diagnóstico,  tratamento e acompanhamento da malária, vacinação para gripe e muito mais.


Saúde na Comunidade Baixa Verde (Fotos Assis Lima) (6)


Entre outros serviços, nesta edição do programa foram feitos distribuição de material informativo sobre prevenção à gravidez na adolescência, e de material informativo contendo orientações sobre os serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, bem como diversão e lazer para a criançada com a equipe do programa de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME).


Saúde na Comunidade Baixa Verde (Fotos Assis Lima) (5)


Somente este ano já foram realizadas quatro edições rurais do programa Prefeitura na Comunidade. Desde 2013, 14 comunidades rurais (Catuaba, Baixa Verde, Moreno Maia, Boa Água, Itucumã, Vila Manoel Marques, Itamaraty II, Oriente, Jarinal, Cajazeira, Barro Alto, Espalha, Benfica, Polo Benfica, Vila Verde e Belo Jardim/Santo Afonso) receberam equipes médicas e atendimento social. Do início da gestão de Marcus Alexandre até hoje mais de 81 mil atendimentos foram realizados nessas comunidades. Esses pontos serviram de referência para moradores de outras comunidades. “O programa é muito importante porque a Prefeitura assegura serviços sem que as pessoas precisem ir a cidade para acessá-los”, disse o prefeito Marcus Alexandre.


Sair da versão mobile