A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira (07), para pedir cumprimento de lei que obriga que mulheres que fizeram a retirada da mama por decorrência do câncer tenham direito a cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ontem à tarde eu estive no Hospital do Câncer (Unacon), fui fazer uma visita, a pedido da jovem Francisca Silva Monteiro, de 24 anos de idade, que fez uma mastectomia (retirada de mama) em outubro do ano passado e aguarda a sua prótese de silicone. Lá descobri que as próteses estão em falta”, declarou.
Segundo a parlamentar, o diretor http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo do Hospital do Câncer, Fernando de Abreu, disse ter feito dois processos licitatórios para a compra das próteses que desertaram. “Agora em março estão montando um novo processo para dispensa de licitação para aquisição dessas próteses”.
O gestor não soube precisar o número de mulheres na lista de espera por essa cirurgia, mas confirmou que há um ano as próteses estão em falta. A Lei 9.797 assegura que a reconstrução seja feita no mesmo dia da retirada da mama, desde que existam condições técnicas para isso.
Além desse problema, a parlamentar ressalta que o aparelho de tomografia do Hospital continua quebrado, aguardando a visita técnica. “A explicação para estarmos sem tomógrafo hoje no Hospital do Câncer, sem funcionamento há mais de ano, esperando uma visita técnica da Argentina, é que já compraram um equipamento obsoleto, que não se vende mais e nem se fabrica mais”.