Este homem que diz ter 110 anos de idade entrou com um pedido de asilo na Alemanha após uma exaustiva viagem de oito meses fugindo de seu país, o Afeganistão. As informações são do The Telegraph.
Acredita-se que Abdul Qadir Azizi pode ser o refugiado mais velho a chegar na Alemanha nos últimos meses, em meio à intensa crise de imigração que atinge a Europa. Recentemente, o país anunciou que espera receber 800 mil pedidos de asilo até o fim do ano.
Apesar da idade que alega ter, Azizi não carregava nenhum documento de identidade que comprovasse o dado. Ele e sua família dizem que o homem nasceu no dia 1º de janeiro de 1905.
O homem, que é surdo e cego, passou um mês viajando da cidade afegã de Baghlan até a Alemanha. Ao longo do percurso, ele teve que ser carregado pelos homens da família, segundo afirmou a filha de Azizi. Porta-voz da polícia federal alemã, Werner Straubinger disse aos jornalistas que a idade exata do refugiado não é tão relevante. — Mesmo que o homem tenha apenas 90 anos de idade, sua viagem é uma conquista incrível. Ainda de acordo com informações do The Telegraph, Azizi e sua família fugiram do Afeganistão depois que três filhos do homem foram assassinados pelo Talibã. A cidade em que ele morava, Baghlan, fica a cerca de 160 km ao sul de Kunduz, que as forças afegãs estão lutando para recapturar do grupo extremista.
No total, nove membros da família, abrangendo quatro gerações diferentes, fizeram a viagem até a Alemanha. Eles cruzaram a fronteira com a Áustria e foram levados para um centro de refugiados perto da cidade de Deggendorf. Eles devem ser transferidos em breve para um abrigo em Hesse, na Alemanha central.