Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Com menos venezuelanos, número de novos refugiados no Brasil cai 91%

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Refugiado afegão se emociona ao encontrar Papa Francisco em primeiro evento do Dia Mundial dos Pobres


O Brasil reconheceu 2.224 pessoas como refugiadas em 2021, de acordo com um balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A maioria desses 2.224 é de crianças; são 1.500.


O órgão que decide quem deve receber o status de refugiado é o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).


Refugiados e migrantes são atendidos em Posto de Interiorização e Triagem de Manaus, em 2019 — Foto: ACNUR Brasil/Alexandre Pereira

Refugiados e migrantes são atendidos em Posto de Interiorização e Triagem de Manaus, em 2019 — Foto: ACNUR Brasil/Alexandre Pereira

De acordo com o ministério, nos anos de 2019 e 2020 houve um número de reconhecimentos muito grande motivado pelo fluxo de imigrantes da Venezuela, que ocorreu nos anos de 2018 e 2019.

Nos anos de 2020 e 2021 a vinda de imigrantes foi menos volumosa e mais parecida com a dos anos anteriores a 2018.


Visto temporário de residência

 


Houve também uma quantidade de pessoas que receberam vistos temporários e autorização de residência, principalmente por causa da situação no Afeganistão –o Talibã retomou o controle do país.


No começo de dezembro, o Ministério divulgou um balanço que informava que o Brasil tinha concedido 339 vistos humanitários a cidadãos afegãos. Segundo a pasta, outros 393 pedidos eram analisados pelos diplomatas brasileiros naquela época.


Em setembro, os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública anunciaram que o Brasil poderia conceder visto humanitário a afegãos que desejassem deixar o Afeganistão por conta do Talibã, que retomou o controle do país.


Segundo portaria do governo que trata do tema, pode ser concedido visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para cidadãos “afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou de grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão“.


Fonte: G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias