Fortes rajadas de ventos atingiram Rio Branco na tarde deste domingo (28). Segundo o meteorologista Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), as rajadas chegaram a 60 km/h. A mudança rápida do tempo se dá devido a chegada de mais uma frente fria no estado acreano.
Como o tempo estava seco e há alguns dias não chovia, o vento levantou bastante poeira, fuligem e dispersou a fumaça que tem encoberto Rio Branco nos últimos dias. A Defesa Civil monitora possíveis ocorrências em relação à ventania.
“Se sentiu esses fortes ventos em vários lugares. Essa rajada de vento está associada a uma frente fria que pode interferir nas temperaturas aqui no estado”, explica Fonseca.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que ainda no domingo (28), há possibilidade de geada fraca na região da Campanha Gaúcha ao amanhecer. Na noite do mesmo dia e, principalmente, na madrugada e no amanhecer de segunda-feira (29), também haverá formação de geada no Rio Grande do Sul (exceto no litoral e noroeste) e em Santa Catarina.
A geada será de intensidade moderada na Campanha Gaúcha e nas regiões serranas e de intensidade fraca nas demais áreas dos dois estados em razão do avanço do ar frio. Na segunda-feira (29), as temperaturas mínimas deverão variar entre -4°C e 2°C nas serras gaúcha e catarinense.
E essa massa de ar frio também deve derrubar as temperaturas no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia e sul do Acre, além da Região Sudeste até a terça-feira (30).
A capital acreana amanheceu com sol forte, temperaturas altas e tempo seco. Tudo isso contribui para que uma nuvem de poeira também encobrisse alguns pontos da cidade.
“O tempo tá seco, o chão não está úmido e está empoeirado. O vento leva essa poeira e a gente viu também cinzas, folhas, uma série de coisas, favorecido porque tem muita fuligem, que se eleva com a onda dos ventos. Vamos ter temperaturas mais amenas com a frente fria que se aproxima”, destaca.
Fonte: G1 Acre