Pesquisar
Close this search box.
1200 x 250

Marina Silva confirma candidatura a deputada federal

A ex-ministra Marina Silva (Rede) confirmou, nesta quarta-feira (29), que será candidata a deputada federal por São Paulo.


“Depois de um longo período de discussão, tenho a satisfação de anunciar que aceitei o convite da Rede para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados pelo Estado de São Paulo”, publicou nas redes sociais.


Com isso, ela afasta os rumores de que poderia ser candidata a vice-governadora na chapa de Fernando Haddad (PT), que terá o apoio da Rede Sustentabilidade.


“Considero que assim posso colaborar com o objetivo estratégico de mobilizar o Brasil para o grande desafio da reconstrução e construção de políticas públicas capazes de enfrentar o crescimento intolerável das desigualdades, recuperar a economia em bases sustentáveis e preparar o estado e o país para a urgente transição necessária para nos adaptarmos às mudanças climáticas”, disse a ex-ministra.


Com a possível candidatura da ex-presidenciável, a Rede Sustentabilidade tenta aumentar sua bancada na Câmara dos Deputados. Em 2018, elegeu somente uma deputada federal, Joênia Wapichana (RR). Além disso, elegeu 8 senadores, mas 7 deles deixaram a legenda durante o mandato. Apenas Randolfe Rodrigues (AP) permaneceu.


Ex-senadora pelo PT e ex-ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2009, no governo Lula, Marina Silva não ocupa um cargo público desde que deixou o governo petista. Depois, foi candidata à presidência da República em 2010, pelo PV, quando foi terceira colocada; em 2014, pelo PSB, repetindo a terceira colocação; e em 2018, pela Rede, quando amargou um oitavo lugar, com apenas 1% dos votos.


Apoio a Lula


Após compor uma federação partidária com o PSOL para as eleições e os próximos quatro anos, a Rede Sustentabilidade confirmou o apoio oficial à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto.


No entanto, Marina Silva ainda resiste em declarar apoio ao petista, por divergências com o PT vindas desde as eleições de 2014. Há uma expectativa de que ela possa apoiar Ciro Gomes (PDT) no pleito nacional.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias