O sistema de videomonitoramento de Cruzeiro do Sul será utilizado como reforço das forças de segurança no carnaval do município. As 30 câmeras em funcionamento vão ser observadas por um número maior de atendentes e as ocorrências serão repassadas às equipes políciais. As equipes ficarão atentas também à possível presença de pessoas monitoradas com tornozeleira eletrônica.

O número de atendentes será reforçado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e segundo o coordenador sargento Vanderlei Gadelha ,haverá plantão 24 horas.
“Todos os anos nós reforçamos nossas equipes de atendente para justamente dar esse apoio às forças de segurança pública, quem está trabalhando na rua principalmente, para municiar ainda mais a questão dos nossos policiais no serviço do carnavalesco. Nós disponibilizamos de 33 câmeras e tem 30 em total funcionamento, tanto na área urbana, como uma parte da área rural, pegando da boca da Alemanha até o Miritzal. De câmeras, principalmente um perímetro carnavalesco ali, que é o centro da cidade, precisamos de 6 a 7 câmeras fechando todo o perímetro. Nossos atendentes aqui vão ficar 24 horas, revesando, para justamente dar esse apoio. Aconteceu algo, de imediato já comunicar que está de serviço na rua para dar uma resposta de imediato”, cita ele, explicando como será feito o controle da presença de monitorados no espaço de realização do carnaval.

“Vai ser feita a área de exclusão carnavalesca, como é feito todos os anos, e os monitorados que, porventura, adentrar nessa área de exclusão, vai ser comunicado as autoridades competentes para tomar os procedimentos para evitar que esses que os monitorados adentrem a área de exclusão”, concluiu.
50 Policiais Militares e 40 seguranças particulares vão atuar na área do Carnaval, na Praça Orleir Cameli. Um posto da PM funcionará em frente à Caixa Econômica Federal.