Uma movimentação nos bastidores do Carnaval 2026 em Rio Branco pode comprometer o desfile competitivo de blocos previsto para a próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao ac24horas por Dário Júnior, membro da Comissão de Concursos Carnavalescos, durante transmissão ao vivo realizada na noite desta sexta-feira (13), direto do palco montado na Praça da Revolução.
Segundo Dário, o bloco “6 é Demais” apresentou um recurso solicitando o impedimento da participação do bloco “Unidos do Fuxico” no desfile. O pedido se baseia em penalidades aplicadas em 2025, quando o grupo foi desclassificado por utilizar adereços considerados propaganda política, o que contraria regras do concurso.
“O recurso foi da 6 é Demais. A gente recebeu com estranheza hoje o recurso, uma vez que semana passada o mesmo questionamento tinha sido feito e a gente tínhamos feito uma reunião e pactuado com todos os blocos concorrentes de que a disputa aconteceria na avenida”, afirmou Dário Júnior.
O membro da comissão explicou que a decisão ainda não foi tomada e que uma reunião ocorrerá neste sábado (14), às 10h, com participação do jurídico da Fundação Municipal Garibaldi Brasil (FGB). “A comissão reúne amanhã, às 10 da manhã, juntamente com o nosso jurídico da Fundação Garibaldi Brasil, para tomar uma decisão, se procedente ou não o recurso”, disse.
Dário também destacou que existe a possibilidade de aplicação do item do edital, que prevê a suspensão do concurso para retificações, o que pode afetar diretamente o desfile. “O nosso jurídico também já analisa, que é suspender o edital para as devidas retificações, para acontecer a disputa no momento oportuno”, explicou.

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Questionado sobre o risco de o desfile não ocorrer na segunda-feira, ele confirmou que a hipótese existe. “Existe essa possibilidade, sim. A gente, enquanto comissão, reuniremos amanhã para a gente analisar os fundamentos do recurso”, afirmou. Ainda assim, Dário ressaltou que a intenção é preservar o interesse coletivo e manter a programação. “O interesse público acima do privado. A ideia é que a gente pactue para que a disputa aconteça, para que a população possa prestigiar esse evento maravilhoso que a Prefeitura de Rio Branco está proporcionando”, concluiu.


