Recurso do Unidos do Fuxico é deferido e pode mudar resultado do Carnaval 2026

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O presidente do Bloco Unidos do Fuxico, Aryson Fernandes, anunciou na tarde desta quinta-feira (19) que a comissão organizadora do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026 deferiu o recurso apresentado pela agremiação contra o resultado oficial do concurso de blocos deste ano. A decisão pode alterar o ranking final da disputa e garantir o título ao bloco do bairro Quinze. Por outro lado, a Prefeitura de Rio Branco informou que ainda não houve julgamento definitivo sobre o mérito do recurso. Segundo o assessor especial de Comunicação, Ailton Oliveira, haverá uma sessão específica para analisar o caso, mas a data ainda não foi divulgada.


O recurso questiona a permanência de um carro alegórico do bloco 6 é D+ na avenida após o término do desfile. Segundo Aryson, a comissão reconheceu o descumprimento do regulamento no quesito carro alegórico, o que teria resultado na perda de pontos da então campeã.


“Foi deferido o recurso a nosso favor. Agora houve um novo ranqueamento. O Fuxico ficou em primeiro, Sambase em segundo e Bloco Seis é D+ em terceiro lugar”, afirmou.


De acordo com o presidente do Fuxico, o regulamento estabelece o prazo máximo de cinco minutos para a retirada das alegorias do circuito após o encerramento do desfile. Ele sustenta que o bloco 6 é D+ não cumpriu a regra.


“Foi a comissão que tomou a decisão de cumprir um quesito do regulamento, da questão do carro alegórico, que ficou na avenida a noite toda. Todos os blocos tinham cinco minutos para retirar o bloco da avenida. A Seis descumpriu. Ficou até o outro dia de manhã o carro deles, quebrado”, declarou.


Ainda conforme Aryson, o bloco 6 é D+ teria zerado o quesito carro alegórico, o que impacta diretamente na pontuação final. “Eles zeraram o quesito de carro alegórico. Vai ter que tirar mais ou menos 9,5 pontos do que era antes. Aí tem que ver a somatória dos pontos e subtrair esse 9,5 para ver a média deles”, detalhou.


Caso a nova classificação seja confirmada após as etapas administrativas, o Unidos do Fuxico assume o primeiro lugar e conquista o título do Concurso do Carnaval de Rio Branco 2026. A Sambase passaria a ocupar a segunda colocação, enquanto o 6 é D+ cairia para a última posição no ranking final.


Rivalidade

Ao comentar o clima entre as agremiações, Aryson afirmou que a rivalidade se intensificou desde o Carnaval do ano passado.


“Agora é fazer a nossa festa. Desde o ano passado ficou essa situação, porque foi dessa mesma forma que tiraram de nós ano passado. Quis o destino que fosse dessa mesma forma como tiraram deles. Essa rixa foi criada por eles. Até então os blocos eram unidos. A partir do primeiro recurso que eles impetraram contra nós, ficou nessa situação. Eu acredito que essa é a maior rixa da capital no momento”, disse.


A reportagem tentou contato com o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, responsável pela organização do evento, porém as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias