Pedidos de CNH saltam em janeiro e chegam a 1,7 milhão, diz Senatran

O programa reduziu os custos de emissão ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Impulsionado pelas novas regras para emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o número de pedidos pelo documento disparou no país e passou de 369,2 mil em janeiro de 2025 para 1,7 milhão no mesmo mês de 2026.


Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e fazem parte de um levantamento sobre os impactos do programa CNH do Brasil, que já soma 3 milhões de solicitações desde dezembro, com 298,5 mil carteiras emitidas.


Saiba mais sobre as novas regras nacionais para tirar a CNH

Ainda segundo o órgão, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por instrutores autônomos, categoria que passou a existir desde a atualização da norma pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Os cursos práticos cresceram 22%, saindo de 328 mil para mais de 400 mil, e os exames práticos registraram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período do ano anterior.


O número de pessoas que já concluíram os cursos teóricos também quadruplicou, passando de 196.707 para 824.494, alta de 319%, enquanto os exames teóricos tiveram aumento de 32%, indo de 171.232 para 225.462.


No Paraná, baliza não será mais exigida no teste de direção

A exigência da baliza no teste prático de direção para a primeira habilitação vai deixar de existir no Paraná. A mudança faz parte da atualização dos procedimentos da prova, que passa a priorizar outras habilidades dos candidatos. As novas regras serão definidas por meio de uma portaria do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR).


Segundo o órgão, a reformulação do exame tem como objetivo direcionar a avaliação para o comportamento do condutor no trânsito e a condução defensiva. Entre os critérios analisados estarão o respeito à sinalização e à preferência, o controle do veículo — como aceleração, frenagem e desenvolvimento —, além do uso correto da seta e dos equipamentos de segurança, entre outros pontos.


 


 


 


 


 


Fonte: RIC.COM.BR


  


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias